/* */

30 DE SETEMBRO – DIA DA SECRETÁRIA! NOSSA HOMENAGEM A TODAS ESSAS PROFISSIONAIS ESSENCIAIS EM NOSSA VIDA


O Dia da Secretária é comemorado anualmente em 30 de setembro no Brasil. A data foi criada para homenagear as profissionais da área, realçando a importância do seu trabalho para o bom funcionamento das empresas e entidades. 

As secretárias são responsáveis por ajudar na organização, logística e atendimento ao público e clientes da empresa, organização ou instituição para a qual trabalha.

Dessa forma, de modo especial, agradecemos e prestamos nossa homenagem às nossas secretárias, funcionárias  do SAEMAC, Adriana e Karen, que atendem na sede em Cascavel,  e Danny, que atende, em Curitiba. Nosso muito obrigado por toda a dedicação e esforço em prol do bom funcionamento do Sindicato. 
                                    


E através delas, estendemos nossa homenagem a todas as demais secretárias da nossa base. São profissionais essenciais no nosso dia a dia. A diretoria do SAEMAC parabeniza a todas. 

Feliz Dia da Secretária. 

ORIGEM DO DIA DA SECRETÁRIA
No dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever, Christopher Sholes, e que viria a se tornar a primeira mulher a usar o "aparelho revolucionário" em público, tornando-se um símbolo durante a segunda fase da Revolução Industrial.

Quando Lilian completou 100 anos (1950), para comemorar o centenário da filha do inventor da máquina de datilografar, muitas empresas decidiram criar um concurso para eleger a melhor datilógrafa.

O concurso fez muito sucesso e começou a ser repetido todos os anos. E como a maioria das participantes eram secretárias, o dia 30 de setembro passou a ser popularmente conhecido como o "Dia da Secretária".


FIQUE POR DENTRO DOS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DO SAEMAC


PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DO SAEMAC É APROVADA PELOS TRABALHADORES

Há partir de agora, Sindicato estará dando os encaminhamento necessários para possibilitar a  realização assembleias virtuais 


Os trabalhadores aprovaram, na última sexta-feira (24), em votação online, a proposta de  alteração estatutária do SAEMAC  que regulariza a realização das assembleias virtuais pelo Sindicato. A medida vai facilitar a aproximação do trabalhador na tomada de decisões do Sindicato. A proposta foi aprovada por 348 trabalhadores. 9 trabalhadores foram contra a proposta que ainda teve 4 votos brancos e 2 nulos. 

“O associado compreendeu a necessidade do Sindicato estar se adequando às novas tecnologias de modo a facilitar  e promover uma maior participação do associado nas decisões da entidade sindical. O Sindicato pertence ao trabalhador associado e temos trabalhado para favorecer essa aproximação”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 



ESCALA 4X2: SINDICATO REALIZA REUNIÕES COM TRABALHADORES DA SANEPAR PARA DEBATER JORNADA PREJUDICIAL

Na última quarta (22), Sindicato realizou reuniões com trabalhadores da manutenção da GRCT Norte e GRCT Sul, em Curitiba. Na segunda (27), ocorre a reunião na GRCT Leste

GRCT SUL

O SAEMAC iniciou, na última quarta (22), uma série de reuniões  com os trabalhadores atingidos pela implantação da escala 4x2  para debater e atualizar os trabalhadores sobre o andamento das negociações. As reuniões foram realizadas com os trabalhadores da GRCT Norte e GRCT Sul, em Curitiba.

O Sindicato entrou com duas ações judiciais  questionando a irregularidade da mudança da jornada, feita de forma unilateral  pela empresa, que alterou o contrato de trabalho,  o que resultou em perda salarial para o trabalhador devido a supressão das horas extras. Além disso, na outra ação, o Sindicato denuncia também como a escala prejudica a vida particular do trabalhador fazendo com que ele consiga folgar nos domingos somente após cada 40  dias do rodízio. Nas ações, o SAEMAC pede o retorno da jornada estipulada no contrato dos trabalhadores como também o pagamento das horas extras que não foram pagas depois que a 4x2 entrou em vigência. 

GRCT NORTE

O SAEMAC também esclareceu porque rejeitou já na mesa de negociação uma nova proposta de escala feita pela empresa. “Além de não apresentar nenhuma indenização ao trabalhador, a empresa veio com uma escala que ela quer impor de cima para baixo, sem discussão com o trabalhador. Deixamos claro que nessas condições não temos como apresentar nenhuma proposta para apreciação dos trabalhadores. A empresa vem para a mesa de negociação pensando somente nela. Ela que tire o cavalo da chuva se acha que vamos referendar qualquer coisa que seja prejudicial. Estamos abertos a construir uma proposta que fique bom para ambas as partes, agora essa história de querer impor goela abaixo do trabalhador, pode esquecer”, disse o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 

As reuniões continuam na próxima segunda-feira (27) com os trabalhadores da GRCT Leste, do Tarumã, em Curitiba. 


ATENÇÃO, TRABALHADOR DA PARANAGUÁ SANEAMENTO: PRAZO PARA CARTA DE OPOSIÇÃO VAI ATÉ O PRÓXIMO DIA 03 DE OUTUBRO

Porém, fica o alerta: fazer carta de oposição é enfraquecer a luta por melhores salários e condições de trabalho



Depois de assinar o Acordo Coletivo de Trabalho 2021\2022, aprovado em assembleia pelos trabalhadores, o SAEMAC informa ao trabalhador da Paranaguá Saneamento que o prazo para as cartas de oposição inicia hoje e vai até o dia 03 de outubro, conforme estipulado no  ACT, que determina o prazo de 10 dias para fazer oposição após a assinatura do ACT. 

CARTA DE OPOSIÇÃO É TIRO NO PRÓPRIO PÉ
Desnecessário dizer que fazer carta de oposição é dar um tiro no próprio pé, pois enfraquece o Sindicato e, por consequência, a luta por melhores condições de trabalho. É só o trabalhador pensar como seria a discussão de reajuste salarial com a empresa sem a participação da entidade sindical ao seu lado. Será que o trabalhador sozinho teria condições de negociar com a empresa? Fica o questionamento para reflexão.   

É preciso olhar para a história: se hoje, o trabalhador tem direito a jornada de trabalho decente, férias e descanso semanal remunerado, goza do conceito de boas condições de trabalho, tem direito a vale mercado e refeição, transporte, reajuste salarial, participação nos lucros e demais benefícios, tudo isso só é realidade graças  às lutas sindicais e trabalhistas. Nada veio por bondade do patrão. Foi preciso muita luta para conquistar esses direitos. 

E essa luta por melhores condições de renda e trabalho continua. Por isso, a importância do trabalhador ser um associado e contribuir com a entidade sindical. Quanto mais forte o Sindicato, mais forte fica a luta pela melhoria de vida. É fato que o Sindicato é o escudo do trabalhador, principalmente nas negociações salariais. Fazer carta de oposição é fortalecer o chicote do patrão. Contribuir com o Sindicato é um investimento que o trabalhador faz na luta pela melhoria de renda. Fica a dica, companheirada. Ou você fortalece o Sindicato ou o chicote do patrão. É você quem decide. 


SEM RESPEITO, SANEPAR CONTINUA TENTANDO INVADIR A PRIVACIDADE DO TRABALHADOR

Louco é de quem acredita na conversa da empresa de que ela quer ter acesso aos  dados privados do trabalhador por bondade administrativa



A Sanepar não desiste mesmo em tentar invadir a privacidade do trabalhador. Essa semana, enviou email (confira abaixo) sobre a declaração de bens dizendo que o melhor para o trabalhador é a opção 1 que permite que ela tenha  acesso irrestrito aos dados do trabalhador na Receita Federal. Veio com a conversa mole que os dados serão mantidos em sigilo absoluto, em segurança e o trabalhador que não fique preocupado, pois só serão usados em caso de investigação e tal. Fala sério, né? Qual a credibilidade da empresa depois do que fez com o PCCR? É o mesmo papo do Plano de Cargos: era para valorizar o trabalhador e tal... mas qual foi a realidade? Mesma coisa tem acontecido em relação às mudanças de jornada, ao corte da insalubridade, da ajuda de custo. Sempre é aquela conversa mole de administração furreba de auto ajuda de que tudo é para melhorar o ambiente de trabalho. Porém, a realidade é sempre outra com o trabalhador tendo que arcar com o prejuízo e frustração de uma empresa que vê o próprio funcionário como inimigo.  



Enfim, é uma empresa que não tem mais credibilidade nenhuma perante o trabalhador. Louco é de quem acredita na atual diretoria. Ali  o método de administração é um sorriso amarelo pela frente e uma facada por trás. Você acha mesmo que a empresa quer ter acesso aos seus dados privados por bondade administrativa? A Sanepar não apresentou nada efetivo sobre como será o sistema de segurança desses dados, quem vai ter acesso,  como serão protegidos os dados.... enfim, a única “garantia” da empresa é sua “palavra”.... E aí já viu, né? O comportamento da empresa ultimamente em relação ao trabalhador mostra o tamanho da credibilidade dela....

A orientação do SAEMAC continua a mesma e é muito clara: NÃO DÊ ACESSO NENHUM PARA A EMPRESA. Para a declaração de bens, que é obrigatória, opte pela auto declaração de bens. É mais seguro e possui o mesmo objetivo. Isso foi garantido pelo SAEMAC na ação que ganhou na Justiça contra a empresa  e que garantiu ao trabalhador o sigilo dos seus dados particulares. A justiça deixou bem claro para a empresa que o trabalhador não precisa dar acesso nenhum para a companhia preservando, assim, a inviolabilidade da sua vida particular.  A Sanepar que pare de ficar procurando chifre em cabeça de cavalo e demonstre pelo menos um pingo de decência. Respeite o trabalhador. Respeite a decisão judicial. Toma vergonha na cara, Sanepar.



ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA! VOTA, TRABALHADOR (A)!



O Sindicato realiza uma assembleia online com os associados para tratar da alteração do estatuto, visando  regulamentar a realização das assembleias de modo virtual para  facilitar uma maior participação do trabalhador nas decisões do Sindicato. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DA ASSEMBLEIA.

PARA VOTAR CLIQUE AQUI

A votação encerra às 17h30 desta sexta-feira, dia 24 de setembro. Exerça o seu direito e vote, associado e associada do SAEMAC. Quanto maior a participação do trabalhador, mais forte fica o Sindicato e a luta por melhores condições de trabalho. 


HOJE, ÀS 9H, TEM ASSEMBLEIA DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA. PARTICIPA, ASSOCIADO

Objetivo da alteração é  regulamentar a realização das assembleias de modo virtual para  facilitar uma maior participação do trabalhador nas decisões do Sindicato



O SAEMAC realiza nesta quinta-feira, 23 de setembro, às 9h, uma assembleia extraordinária de alteração  do estatuto.  O objetivo da alteração é regulamentar as assembleias de modo virtual para  facilitar e promover uma maior participação do trabalhador nas decisões do Sindicato. Por isso, é de extrema importância que todos os associados procurem participar desse momento democrático do Sindicato. 

Logo após a explicação do Sindicato inicia a votação, que será das 09h30  do dia 23 de setembro (quinta)  com término à 17h30 do dia 24 de setembro (sexta).  A assembleia e a votação será online. Para acessar a assembleia basta clicar no link: https://meet.google.com/ujn-atfy-krj (é preciso baixar o aplicativo Google Meet no celular  ou computador) 

“A pandemia  fez surgir novos mecanismos de interatividade e participação online. Desse modo, o SAEMAC procura se modernizar também visando favorecer e facilitar a participação dos trabalhadores  associados no Sindicato oficializando as realização das assembleias de forma virtual. Por isso, é importante tanto a participação do associado na assembleia como também a aprovação da alteração estatutária. Com isso, fortalecemos a entidade sindical e a luta por melhores condições de trabalho”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 

SERVIÇO:
ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA DO SAEMAC
Data: 23 de setembro (quinta-feira)
Hora: 09h
Link de acesso à assembleia: https://meet.google.com/ujn-atfy-krj


NESTA QUINTA (23), TEM ASSEMBLEIA DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA. PARTICIPA, ASSOCIADO

Assembleia online será às 9h. Objetivo da alteração é  regulamentar a realização das assembleias de modo virtual para  facilitar uma maior participação do trabalhador nas decisões do Sindicato



O SAEMAC realiza nesta quinta-feira, 23 de setembro, às 9h, uma assembleia extraordinária de alteração  do estatuto.  O objetivo da alteração é regulamentar as assembleias de modo virtual para  facilitar e promover uma maior participação do trabalhador nas decisões do Sindicato. Por isso, é de extrema importância que todos os associados procurem participar desse momento democrático do Sindicato. 

Logo após a explicação do Sindicato inicia a votação, que será das 09h30  do dia 23 de setembro (quinta)  com término à 17h30 do dia 24 de setembro (sexta).  A assembleia e a votação será online. Para acessar a assembleia basta clicar no link: https://meet.google.com/ujn-atfy-krj

“A pandemia  fez surgir novos mecanismos de interatividade e participação online. Desse modo, o SAEMAC procura se modernizar também visando favorecer e facilitar a participação dos trabalhadores  associados no Sindicato oficializando as realização das assembleias de forma virtual. Por isso, é importante tanto a participação do associado na assembleia como também a aprovação da alteração estatutária. Com isso, fortalecemos a entidade sindical e a luta por melhores condições de trabalho”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 

SERVIÇO:
ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA DO SAEMAC
Data: 23 de setembro (quinta-feira)
Hora: 09h
Link de acesso à assembleia: https://meet.google.com/ujn-atfy-krj


NOTA DE PESAR - JOSÉ PATRÍCIO NUNES


É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, nesta madrugada,  do seu José Patrício Nunes, pai do nosso ex-presidente Gerti José Nunes, e um grande colaborador do SAEMAC. 

Seu “Zeca” tinha 88 anos e foi um parceiro do  Sindicato desde a fundação do SAEMAC. Sempre bem humorado era querido por diretores, funcionários e associados do Sindicato. Só deixou a luta em 2018 para poder cuidar da saúde. 

O velório acontecerá a partir das 12h30,  na capela da  ACESC, em Cascavel.   O  sepultamento será às 16h30.

A diretoria do Sindicato presta os mais profundos sentimentos e solidariedade ao companheiro Gerti Nunes e sua família nesse momento difícil. Que Deus receba o companheiro Zeca. Contem com nossas orações. 


SAEMAC REALIZA NESTA QUARTA (22) REUNIÕES COM SANEPARIANOS DE CURITIBA PARA DEBATER ESCALA 4X2

Encontros serão com trabalhadores da GRCT SUL, GRCT LESTE e GRCT NORTE. Participa, trabalhador


O Sindicato realiza nesta quarta-feira, 22 de setembro, duas reuniões com os trabalhadores da Sanepar em Curitiba, para discutir  a abusividade e a ilegalidade na implantação da  escala 4x2 realizada pela Sanepar. As reuniões serão com os saneparianos na unidade Pinheirinho, às 13h, e na unidade Mercês, às 15h30.  O Sindicato vai debater o resultado das diversas cobranças que fez à Sanepar em relação à escala e tirar os encaminhamentos para tentar achar uma composição junto à empresa ou dar sequencia na ação judicial  que o SAEMAC ingressou na Justiça  questionando a escala  e a supressão das horas extras. Por isso, é importante que os trabalhadores participem das reuniões para avaliar e apresentar sua opinião sobre a escala. 

CONFIRA O OFÍCIO QUE O SINDICATO ENVIOU À SANEPAR COMUNICANDO AS REUNIÕES:





SAEMAC CONVOCA ASSOCIADOS PARA ASSEMBLEIA NA PROXIMA QUINTA (23)

Assembleia online vai debater proposta de alteração estatutária visando favorecer e facilitar a participação do trabalhador



O SAEMAC convoca os trabalhadores associados para a assembleia extraordinária de alteração estatutária que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23 de setembro, às 9h. Logo após a explicação do Sindicato inicia a votação, que será das 09h30  do dia 23 de setembro (quinta)  com término à 17h30 do dia 24 de setembro (sexta).  A assembleia e a votação será online. A assembleia poderá ser acessada pelo link: https://meet.google.com/ujn-atfy-krj

O objetivo da alteração estatutária é facilitar e favorecer a participação  do trabalhador no Sindicato. “Pensando no bem estar do sanepariano e  antenado nas boas práticas da divulgação e participação online, a entidade sindical quer modernizar seu estatuto para oferecer uma participação mais cômoda ao trabalhador. Por isso é muito importante a participação dos associados. O Sindicato é dos trabalhadores e tudo é decidido por eles e em nome deles”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 

CONFIRA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA E PARTICIPE:




CLIQUE AQUI E CONNFIRA COMO FICA O ESTATUTO COM A ALTERAÇÃO


ATENÇÃO TRABALHADOR DA PARANAGUÁ SANEAMENTO: DIAS 09 E 10 DE SETEMBRO TEM ASSEMBLEIA ONLINE PARA VOTAR O ACT 2021\2022



O SAEMAC convoca os trabalhadores da Paranaguá Saneamento para a assembleia online que iniciará às 8h da próxima quinta-feira (09) e se encerrará às 17h de sexta-feira (10). Na ocasião, os trabalhadores votarão a proposta da empresa para o ACT 2021\2022. A assembleia será online devido aos cuidados contra o Covid-19. 

Importante dizer que a participação do trabalhador é estritamente essencial para demonstrar união e mobilização. Além disso, exerça o seu direito e não deixe que outros decidam seu futuro por você. 

TRABALHADOR QUE AINDA NÃO VALIDOU CADASTRO, PRECISA FAZÊ-LO
O Sindicato também informa que o trabalhador que ainda não efetivou o cadastro para participar da votação, precisa enviar seus dados (nome, RG e CPF) para o email saemac@saemac.com.br até a próxima quarta-feira (08). 

CONFIRA ABAIXO O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA, A PROPOSTA DA EMPRESA E PARTICIPE:



PROPOSTA DA EMPRESA:




ACT 2022\2023: SINDICATOS MAJORITÁRIOS COMEÇAM A TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Participação do trabalhador no processo é essencial. O que pode ser melhorado para o próximo ACT? Envie sua reivindicação para o Sindicato 


Sindicatos majoritários da Sanepar se reuniram na noite da última terça-feira (30), para  traçar estratégias sobre a  nova negociação  para o acordo coletivo  de 2022\2023. Na reunião, foi destacada  a importância do trabalhador participar e se envolver no processo de negociação enviando suas reinvindicações aos Sindicatos para a formação da pauta a ser apresentada pela empresa. 

O presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin, deixou claro que o momento é propicio para lutar por um reajuste real dos salários e melhoria das condições de trabalho. “Sabemos que a Sanepar quer antecipar as  negociações  não porque se importe com o trabalhador mas sim porque está preocupada em elevar seu ESG no mercado (clique aqui para saber mais sobre o ESG). Então, vamos ajudá-la a elevar esse ESG exigindo a valorização dos trabalhadores, coisa que deixou de fazer a muito tempo”, diz Picinin. 

ENVIE SUAS REIVINDICAÇÕES AO SINDICATO ATÉ DIA 20 DE SETEMBRO
A base dos Sindicatos para a negociação será a  pauta de reivindicação anterior (confira abaixo). O trabalhador pode ajudar a melhorar a pauta. Envie sua reivindicação e sugestão para o Sindicato através do dirigente sindical da sua gerência ou diretamente através do 0800-600-5161, do watsapp ( 045- 9.9101-5161)  ou através do email saemac@saemac.com.br; Participe, vamos demonstrar união e mobilização desde já, trabalhador.

O prazo para o envio das sugestões  pode ser enviado até o dia 20 de setembro. Dessa forma haverá tempo hábil para  a unificação de pauta com os majoritários para poder protocolar a pauta na empresa até o dia 22 de outubro. 

CONFIRA A PAUTA QUE SERÁ A BASE PARA A NEGOCIAÇÃO DO ACT 2022\2023 E ENVIE SUA SUGESTÃO PARA FORTALECER E MELHORAR A PAUTA. PARTICIPE DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E FORTALEÇA A LUTA























PRESSÃO DAS CENTRAIS SINDICAIS DERROTA MP DO MAL NO SENADO

Projeto que precarizava condições dos trabalhadores foi enterrado pelos senadores


A pressão das Centrais Sindicais sobre os senadores para reprovarem a MP 1045 funcionou. No final  da tarde desta quarta-feira (01), os senadores rejeitaram a proposta que precarizava os direitos trabalhistas. Na votação 47 senadores votaram contra a proposta, enquanto 27 votaram a favor. Os três senadores do Paraná, Flávio Arns (Podemos/PR), Alvaro Dias (Podemos/PR) e Oriovisto Guimarães (Podemos/PR) votaram contra. Na última segunda (30), as Centrais Sindicais do Paraná  haviam se encontrado com o senador Flávio Arns para exigir o fim da MP.

A base rejeitou a proposta
Com exceção do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e do relator, Confúcio Moura (MDB-RO), os 30 senadores que discursaram durante o debate da proposta defenderam a rejeição do texto. Os parlamentares contrários ao projeto afirmaram que a proposta precariza as relações trabalhistas e é ruim para os jovens.

O relator tentou de todo jeito alternativas para viabilizar a votação da proposta e retirou do texto todas as normas incluídas pelos deputados que mudavam diversas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

É importante lembrar ou não esquecer, que parte das medidas propostas e aprovadas na Câmara dos Deputados foi tentada pelo governo nos primeiros meses de 2020, na MP (Medida Provisória) 905, do “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo”.

Como a MP não seria aprovada a tempo pelo Congresso e perderia eficácia, o governo revogou a MP em abril de 2020. Desde então, o governo Bolsonaro/Guedes trabalhava para recriar as duras medidas contra os trabalhadores.

Principais pontos
A articulação do relator não foi suficiente para convencer os senadores. Entre os principais pontos que precarizariam ainda mais as relações de trabalha na proposta estavam:

• nova modalidade de trabalho, sem direito a férias, 13º salário e FGTS (chamada de serviço social voluntário);

• outra modalidade de trabalho, sem carteira assinada (Requip) e sem direitos trabalhistas e previdenciários; trabalhador recebe uma bolsa e vale-transporte;

• programa de incentivo ao primeiro emprego (Priore) para jovens e de estímulo à contratação de maiores de 55 anos desempregados há mais de 12 meses; empregado recebe bônus no salário, mas o FGTS é menor;

• redução no pagamento de horas extras para algumas categorias profissionais, como bancários, jornalistas e operadores de telemarketing;

• aumento no limite da jornada de trabalho de mineiros;

• restrição à Justiça gratuita em geral, não apenas na esfera trabalhista;

• proibição a juízes anularem pontos de acordos extrajudiciais firmados entre empresas e empregados;

• proibição a juízes anularem pontos de acordos extrajudiciais firmados entre empresas e empregados; e

• maior dificuldade para a fiscalização trabalhista, inclusive para casos de trabalho análogo a escravo.

Com informações do DIAP


OLHO ABERTO, SANEPARIANO: CAI A MÁSCARA DO ESG

Por Karina Pimenta*

ESG - No mercado financeiro essas três letras se tornaram a moda do momento. Mas você sabe o que é ESG? 

Segundo a Consultoria TOTVS¹  o acrônimo ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance não é um tema novo no mercado financeiro, mas vem despontando como grande tendência frente aos desafios da sociedade contemporânea, relacionados em especial à integração da geração de valor econômico à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. 

É uma forma de demonstrar “responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores”.

Todos sabem que a Companhia de Saneamento do Paraná, na condição de Sociedade de Economia Mista, negocia suas ações em mercado financeiro, servindo de moeda de especulação para inúmeros investidores que veem na água paranaense uma boa fonte de dividendos.

Pois bem, existe forte crença no mercado financeiro de que empresas que aderem ao ESG têm menor chance de se envolverem em situações jurídicas que possam atrair prejuízos, tais como crimes ambientais ou descumprimento da legislação. 

E visando integrar os fundos de investimentos ESG, mais valorizados no mercado financeiro internacional, a SANEPAR recentemente contratou consultoria específica, visando readequar seus parâmetros de gestão corporativa, o que deveria ser um indutor de boas práticas empresariais. 

Talvez por isso tenha, pela primeira vez em sua história, convocado as entidades sindicais para debater o acordo coletivo de 2022, se fazendo de boazinha perante os investidores estrangeiros. 

Mas não se engane, tampouco sirva como massa de manobra para que a empresa obtenha o selo EGS e aumente os lucros dos investidores!

Enquanto a Sanepar ostenta máscara de socialmente engajada perante investidores estrangeiros, em uma estratégia de marketing muito próxima ao greenwashing,  intra muros² ela persiste na supressão reiterada de direitos dos trabalhadores, na violação de normas relativas ao meio ambiente laboral e comete sérios desvios na aplicação da política de governança.

Para comprovar o que se alega, deve ser lembrado que recentemente a empresa suprimiu abruptamente o adicional insalubridade dos trabalhadores que manejam o tratamento de água, isso só para economizar e sobrar um naco a mais de lucro aos investidores.

É bom citar que em consulta ao site de transparência da empresa, consta apenas e tão somente uma contratação em 2021, apenas um sortudo brasileiro que saiu da fila do desemprego. O que isso revela? Isso comprova a terceirização maciça e desenfreada de todas as atividades empresariais, deixando transparecer a total falta de preocupação com a precarização dos postos de trabalho.

Quanto ao meio ambiente laboral, quem está no front de batalha sabe que a estrutura da empresa está sucateada, sendo de fácil constatação, por quem frequenta ETA´s e ETE´s, a completa ausência de manutenção predial periódica.

A falta de zelo com quem leva a empresa nas costas não para por aí: inúmeras são as lesões aos direitos dos trabalhadores! Cite-se a implantação de escalas de trabalho lesivas, a recusa ao pagamento do adicional periculosidade aos motoqueiros, pessoas em sobreaviso ininterrupto sem contraprestação pecuniária, plano de cargos e salários que promove a estagnação da carreira, esses são apenas alguns dos exemplos.

E o que se falar da governança corporativa? Um conceito inovador, propício a erradicar focos de corrupção dentro da estrutura empresarial. Porém, ao invés de voltar seus olhos aos grandes corruptores, o departamento de governança se volta a oprimir o trabalhador, o polo mais fraco da corrente e a estratégia de compliance tem se prestado com perfeição para promover perseguição pessoal e assédio moral aos trabalhadores.

Um leitor mais incauto poderia dizer: que procurem fazer valer seus direitos perante o Poder Judiciário! Mas o que ocorre é que quando um trabalhador procura defender seus direitos ele se vê envolto em um processo inquinado ao infinito: anos e anos de recursos procrastinatórios movidos pela empresa, a qual acumula inúmeras multas por litigância de má-fé, contrariando totalmente a lógica da celeridade e efetividade da prestação jurisdicional.

Isso é estar socialmente engajado? Certamente não! Eis que de repente cai a máscara da ESG que vem sendo ostentada pela SANEPAR nos meses recentes.

Dito isso, cumpre enfatizar que o SAEMAC e sua Assessoria Jurídica estão engajados na defesa dos direitos dos trabalhadores e não deixarão de demonstrar os impactos negativos das medidas adotadas pela SANEPAR, de modo a comprovar que, em que pese haver toda uma propaganda institucional dizendo que “o Ser Humano, o Sanepariano é ativo mais importante da Companhia³ , isso ainda está muito longe de ser uma realidade. 

*Karina Pimenta - Mestre em Direito Processual e Cidadania;  Especialista em Gestão Pública Municipal  e Direito Contemporâneo;  pertence ao Escritório Pimenta&Jorge que presta assessoria jurídica ao SAEMAC

Referências: 
¹https://www.totvs.com/blog/business-perfomance/esg/

²Greenwashing é um termo utilizado para instituições privadas, governamentais ou não-governamentais, que utilizam técnicas de marketing para estabelecer uma percepção enganosa de apoio ao meio ambiente. Seu objetivo é conquistar o apoio popular. No entanto, oculta ou desvia o foco dos reais danos naturais ocasionados por suas atividades.

³ Nova Política de Gestão de Pessoas da Sanepar