/* */

TRABALHADORES REJEITAM PROPOSTA DA SANEPAR SOBRE A INSALUBRIDADE


Os trabalhadores  da Sanepar rejeitaram a proposta da empresa sobre a insalubridade. O resultado da assembleia, encerrada agora a pouco, foi de 159 trabalhadores votando contra  a proposta e 16 a favor.  

“De forma democrática e transparente, através da assembleia  promovida pela entidade sindical, os  trabalhadores  deixaram clara sua insatisfação com o corte da insalubridade. Dessa forma, atendendo a vontade dos trabalhadores continuamos com a ação judicial visando restabelecer esse direito ao trabalhador.  Pedimos a todos que acompanhem as novidades acerca da ação nos meios de comunicação do Sindicato”, enfatiza o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 




HOJE (29), ÀS 14H, TEM ASSEMBLEIA ONLINE SOBRE A INSALUBRIDADE. PARTICIPE E VOTE




Nesta quarta-feira, inicia a assembleia online para tratar da insalubridade e votar a proposta da empresa. 

CLIQUE AQUI para participar da assembleia: 


PARA VOTAR, CLIQUE AQUI. Todos os trabalhadores que se cadastraram junto ao Sindicato estão aptos para votar. A votação termina às 17h30, do dia 30  de junho. 

Então, participe e vote, trabalhador.  


TRABALHADORES APROVAM PROPOSTA DA SANEPAR PARA A ESCALA 4X2

Apuração da votação foi realizada ao vivo pela página do Facebook do SAEMAC

Os trabalhadores das GRCT Leste, Norte e Sul aprovaram hoje (28), em votação por escrutínio secreto, a proposta da Sanepar para a escala 4x2. 79 trabalhadores votaram a favor da proposta e 35 contra. 

“Fizemos questão de fazer as assembleias presenciais com os trabalhadores para que não ficasse nenhuma dúvida pendente em relação à proposta  para que os trabalhadores pudessem votar conscientes. Destaco e agradeço a participação de todos os trabalhadores nas assembleias e na votação. Nos próximos dias, estaremos comunicando oficialmente a empresa do resultado e encaminhando o que foi determinado em assembleia pelos trabalhadores”,  explica o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 

Confira fotos das assembleias nas páginas do FACEBOOK ou INSTAGRAN do Sindicato. 



ASSEMBLEIA DA INSALUBRIDADE: PRAZO PARA SE CADASTRAR PARA PODER VOTAÇÃO ENCERRA HOJE (28), ÀS 17H

Assembleia online acontece nesta quarta-feira, dia 29 de junho, às 14h. Trabalhadores devem fazer cadastro para poder votar na assembleia. CLIQUE AQUI para fazer o cadastro



Nesta quarta-feira, dia 29 de junho, às 14h, o SAEMAC realiza assembleia online para debater a ação judicial da insalubridade  e para apresentar uma proposta da empresa para apreciação dos trabalhadores. PARA PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA E PODER VOTAR É NECESSÁRIO QUE OS TRABALHADORES FAÇAM UM CADASTRO JUNTO AO SINDICATO. Para se cadastrar, CLIQUE AQUI.   O prazo para se cadastrar vai até  às 17h, de hoje, 28 de junho. Depois do prazo não será mais possível se cadastrar. Então, não perca tempo, trabalhador e trabalhadora. Faça já seu cadastro. É bem rápido. 

ASSEMBLEIA SOBRE A INSALUBRIDADE
Data: 29 de junho de 2022
Hora: 14h
Link  para participar da assembleia: https://meet.google.com/znb-eeyo-pqd

CONFIRA ABAIXO O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA: 



PROPOSTA DE MODERNIZAÇÃO DA COLÔNIA DE FÉRIAS DE MATINHOS É APROVADA


Os trabalhadores associados aprovaram a proposta do Sindicato para a modernização da colônia de férias de Matinhos. 75% dos trabalhadores que participaram da votação, encerrada no final da tarde desta sexta-feira (24) foram favoráveis a proposta de vender a parte dos fundos da colônia e usar o dinheiro da venda para uma reforma geral das quitinetes e dos móveis, como também para adaptar a colônia para portadores de necessidades especiais. 

“Os trabalhadores entenderam a proposta do Sindicato e necessidade e modernizar a colônia para trazer mais conforto para o associado e sua família. A colônia é um patrimônio do sócio e é um dever da diretoria zelar por esse patrimônio. Com a autorização dada pelo trabalhador, agora podemos iniciar os trâmites para a venda da parte dos fundos da colônia e dar o pontapé inicial para a reforma. Nosso projeto vai trazer uma grande valorização para a colônia e para o associado”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 



SAEMAC CONVOCA TRABALHADORES DA SANEPAR PARA ASSEMBLEIA ONLINE SOBRE A INSALUBRIDADE

 Trabalhadores devem fazer cadastro para poder votar na assembleia. CLIQUE AQUI para fazer o cadastro


O Sindicato está convocando os trabalhadores da Sanepar para assembleia online sobre a insalubridade que acontecerá na próxima quarta-feira (29), às 14h (confira o link para acessar a assembleia abaixo). A empresa apresentou uma proposta, então é importante que todos os trabalhadores participem da assembleia para deliberar os rumos a serem dados para a mobilização.   PARA PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA E PODER VOTAR É NECESSÁRIO QUE OS TRABALHADORES FAÇAM UM CADASTRO JUNTO AO SINDICATO. Para se cadastrar, CLIQUE AQUI.  Após a assembleia, inicia a votação da proposta até às 17h30, do dia 30 de junho (quinta-feira). 

“O Sindicato tem batalhado para reverter a arbitrária decisão da Sanepar em cortar a  insalubridade dos trabalhadores. Entramos com a ação, contratamos  várias perícias técnicas. Temos pressionado. A empresa então apresentou uma proposta. Agora, a bola está com os trabalhadores. São eles que vão determinar o caminho a ser seguido pelo Sindicato”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 

ASSEMBLEIA SOBRE A INSALUBRIDADE
Data: 29 de junho de 2022
Hora: 14h
Link  para participar da assembleia: https://meet.google.com/znb-eeyo-pqd

CONFIRA ABAIXO O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA: 



SAEMAC CONVOCA TRABALHADORES PARA ASSEMBLEIAS DA ESCALA 4X2

Assembleias com os saneparianos das GRCT Leste, Norte e Sul acontecem nesta  segunda, 27 de junho,  e terça-feira, 28 de junho



O Saemac está convocando os trabalhadores das GRCT Leste, Norte e Sul, de Curitiba, para  as assembleias sobre a escala 4x2. Além de atualizar as informações sobre as ações judiciais impetradas pelo SAEMAC contra a escala, o Sindicato também irá apresentar uma proposta da empresa para os trabalhadores.

“É importante que todos os trabalhadores participem para ouvir, debater e definir o rumo da mobilização sobre a 4x2. Após pressão do Sindicato, a empresa apresentou uma proposta e agora está nas mãos dos trabalhadores decidirem se aceitam ou não”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo PIcinin.  

Confira o dia,  hora e local de cada assembleia e participe:

GRCT Sul: 27 de junho  - segunda-feira, às 13h,  no Pinheirinho

GRCT  Leste: 28 de junho  - terça-feira, às 08h, no Tarumã

GRCT Norte: 28 de junho – terça-feira, às 13h, no Mercês

SAEMAC – sede Curitiba: 28 de junho – terça-feira, às 16h30 (Rua Engenheiros Rebouças, 1151 – Bairro Rebouças - Curitiba) 

 

CONFIRA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA: 


ASSEMBLEIA ONLINE SOBRE A MODERNIZAÇÃO DA COLÔNIA DE FÉRIAS DE MATINHOS! PARTICIPE ASSOCIADO E ASSOCIADA DO SAEMAC



Associado e associada, participe deste momento importante de debate sobre a modernização da colônia de férias de Matinhos.
Data: 22 de junho
Hora: 10h

Para VOTAR, acesse: https://www.assembleias.saemac.com.br/

SAEMAC COBRA SANEPAR SOBRE IMPLANTAÇÃO DO TELETRABALHO NA GERÊNCIA COMERCIAL


Diversos trabalhadores tem procurado o Sindicato para deixar clara sua insatisfação quanto  a não implantação do teletrabalho na gerência comercial nos moldes do acordo coletivo aprovado recentemente.  Segundo os  trabalhadores, a modalidade de trabalho ainda não foi implementada de forma efetiva, mas somente de forma esporádica, um dia sim, um dia não. Os trabalhadores reclamam que essa rotina despadronizada tem prejudicado e tumultuado a realização do trabalho. 

Dessa forma, o Sindicato oficiou a empresa,  nesta segunda-feira (20), cobrando a regularização da situação e que seja aplicado de forma efetiva o teletrabalho de  modo a não mais prejudicar os trabalhadores e também a rotina de trabalho da própria empresa. 

CONFIRA ABAIXO O OFICIO DO SINDICATO:


SAEMAC CONVOCA ASSEMBLEIA GERAL SOBRE MODERNIZAÇÃO DA COLÔNIA DE FÉRIAS EM MATINHOS

Assembleia online com os sócios será nesta quarta-feira,  22 e junho, a partir das 10h. Participe, associado e associada



O SAEMAC está convocando todos os seus associados e associadas para  assembleia geral online, que acontecerá a partir das 10h, desta quarta-feira, dia 22 de junho. O objetivo é deliberar sobre a modernização da Colônia de Férias  que o Sindicato possui em Matinhos, litoral do estado, visando melhorar a infraestrutura da colônia para que o associado e sua família possam ter mais conforto durante seu período de descanso e lazer. 

A colônia de férias de Matinhos foi inaugurada em 2.004  e desde então tem sido uma excelente  opção de diversão  e repouso durante a folga ou férias do associado SAEMAC. Foi com muito esforço e dedicação que a então diretoria da época adquiriu a área de quase 16 mil metros quadrados e construiu a colônia com 16 quitinetes mobiliadas, além de toda a área de lazer com piscina, churrasqueiras, quadra de vôlei e playground.  Tudo isso pertinho do mar. Graças ao esforço da diretoria, o associado do Sindicato e sua família passaram a ter  um local próprio, seu,  para poder curtir as férias ou  folga. 

Pois bem, chegou a hora de dar mais um passo nessa história. Como toda estrutura, a colônia precisa de uma reforma,  ser modernizada e melhorada. A atual diretoria, liderada pelo presidente Rodrigo Picinin, quer fazer uma reforma geral nas quitinetes, com substituição dos aparelhos eletrodomésticos, além de adaptar a estrutura para receber portadores de necessidades especiais. E para financiar a modernização, a proposta do Sindicato é vender a parte dos fundos do terreno da colônia. É uma área que não está sendo utilizada e que tem demandado custos ao Sindicato. Mas, para isso seja possível,  é preciso a autorização dos associados e associadas do SAEMAC. 

“Queremos modernizar a colônia para dar ao associado mais conforto no seu descanso com a família. Então, elaboramos essa proposta da venda para podermos financiar a reforma. Mas, para isso, precisamos da autorização do associado. Por isso, convocamos a assembleia para debatermos nossa proposta e ouvir a opinião dos nossos associados. É função da diretoria zelar pelo patrimônio da entidade sindical, mas quem decide os rumos a serem tomados é o sócio através da assembleia. Por isso, estamos convocando todos o sócios para deliberar conosco”, resume o presidente Rodrigo Picinin. 

SERVIÇO
ASSEMBLEIA ONLINE DE DELIBERAÇÃO E AUTORIZAÇÃO PARA REFORMA NA COLÔNIA DE FÉRIAS DE MATINHOS
Data: 22 de junho – quarta-feira
Hora: 10h

CONFIRA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA:




APÓS COBRANÇA DO SAEMAC, SANEPAR VOLTA ATRÁS EM MUDANÇA SOBRE A ALIMENTAÇÃO FORA DO DOMICILIO DE TRABALHO

APÓS A COBRANÇA DO SINDICATO SOBRE A MUDANÇA DA SANEPAR NO  NORMATIVO  SOBRE A ALIMENTAÇÃO FORA DO DOMICÍLIO DE TRABALHO, a empresa voltou atrás e decidiu não fazer nenhuma das alterações que havia previsto e que iriam prejudicar os trabalhadores. 

Na ocasião, o Sindicato recebeu várias reclamações dos trabalhadores acerca da mudança. Após entrar em contato com a comissão negocial da empresa, o SAEMAC orientou os trabalhadores   das gerências que não iriam receber pela alimentação fora do domicílio de trabalho para que retornassem então  para suas cidades de origem para fazer sua alimentação, enquanto a empresa não desse uma solução para a situação. 

Dessa forma, após a intervenção do Sindicato apresentando como a situação era prejudicial, não somente para os trabalhadores, mas para a própria empresa, já que o trabalhador teria que voltar para seu domicilio de trabalho para poder se alimentar, o que demandaria não só um custo financeiro maior, como também de tempo, a empresa recuou e resolveu deixar o normativo inalterado.

“Nossa visão é que a mudança era totalmente infundada pois só traria prejuízo para ambas as partes. Felizmente, a empresa entendeu que o melhor era deixar o normativo como estava. Enfim, conclamamos a todo o trabalhador que tiver algum problema relacionado ao trabalho que procure o Sindicato.  Essa é uma das funções do SAEMAC: lutar para que os trabalhadores possam ter um ambiente de trabalho decente”, diz o presidente do Sindicato, Rodrigo Picinin. 

CONFIRA ABAIXO COMO FICA A NORMA INALTERADA: 




PARANÁ É O ESTADO MAIS DESIGUAL E COM MENOR RENDA MÉDIA DA REGIÃO SUL



O Paraná é o estado da região Sul do Brasil com menor rendimento médio domiciliar por pessoa e ainda apresenta o maior nível de desigualdade entre os estados sulistas, numa situação que tem se agravado nos últimos anos, quando a renda das camadas menos favorecidas da população caiu e a concentração de riqueza na mão de alguns poucos se agravou. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Rendimento de todas as fontes 2021, divulgada na última sexta-feira pelo IBGE.

No ano passado, o rendimento médio mensal domiciliar por pessoa caiu 5,5% no Paraná, passando de R$ 1.618 para R$ 1.529. Este é o menor valor da série histórica, iniciada em 2012, sendo que o montante chegou a ser de 1.755 em 2018 e, desde então, acumula queda de 12,9%.

“Esse resultado é explicado pela queda do rendimento médio do trabalho, que retraiu mesmo com o nível de ocupação começando a se recuperar, e também pela diminuição da renda das outras fontes, exceto as do aluguel”, explica Alessandra Scalioni, analista da pesquisa, apontando a mudança nos critérios de concessão do auxílio-emergencial ocorridas em 2021 como uma das principais causas da queda no rendimento de outras fontes.

Entre os estados da região Sul, o Paraná é aquele que apresenta o menor rendimento médio per capita, atrás de Rio Grande do Sul (R$ 1.767) e Santa Catarina (R$ 1.685). No Brasil, a lista das unidades da federação com resultado melhor tem ainda o Distrito Federal (R$ 2.480), São Paulo (R$ 1.816) e Rio de Janeiro (R$ 1.685). Ainda assim, a renda do paranaense fica acima da média nacional, de R$ 1.353.

Chama a atenção, ainda, que apesar do aumento na população ocupada no estado, a massa do rendimento real de todos os trabalhos caiu 3,1%, com o montante passando de R$ 14,61 bilhões para R$ 14,15 bilhões.

Desigualdade em alta
No Paraná, o índice de Gini do rendimento médio mensal domiciliar por pessoa interrompeu uma sequência de quedas, sendo que quanto maior o Gini, maior a desigualdade local. De 2017 para 2018 o índice passou de 0,481 para 0,492. Nos anos anos seguintes (2019 e 2020), caiu para 0,477 e 0,462. Já em 2021 voltou a subir e alcançou 0,475. O menor valor já registrado, em 2015, foi de 0,453.

Na região Sul, o Paraná apresenta o pior resultado, atrás de Santa Catarina (0,424) e Rio Grande do Sul (0,468). No Brasil, Rondônia (0,459), Mato Grosso (0,461) e Goiás (0,467) também apresentam índices menores.

Já no que diz respeito apenas ao rendimento médio mensal de todos os trabalhos, o índice permaneceu estável no Paraná, em 0,444. Esse resultado demonstra que o retorno de parte da população ocupada em 2021 reduziu a média de rendimento e não modificou o perfil da distribuição de renda do trabalho no estado.

10% mais ricos ‘comem’ um terço do bolo das rendas
Considerando a massa total do rendimento domiciliar per capita (RDPC) dos paranaenses, temos um cenário no qual os 10% da população com maiores rendimento concentram 36,6% da massa da RDPC, tendo aumentado a concentração de renda entre os mais ricos na comparação com o ano anterior, quando a ‘fatia’ dos mais ricos era de 35,5%.

Para se ter noção do que isso representa, metade da população com menor rendimento domiciliar per capita no estado fica com 19,3% da massa total dos rendimentos. Ou seja, enquanto a metade mais pobre da população tem um quinto do ‘bolo’ para repartir, a metade mais rica fica com os 80,7% restantes. Enquanto os 10% dos paranaenses com menores rendimentos respondem por apenas 1,2% da massa total, os 10% dos mais ricos ficam com 36,6% do bolo.

Mais ricos ganham 149 vezes mais que os mais pobres no Estado
Para dar uma dimensão mais real e menos metafórica à desigualdade, é possível também olhar o rendimento mensal real domiciliar per capita conforme as classes de RDPC. E esses dados revelam que o 1% mais rico dos paranaenses teve um rendimento mensal real domiciliar per capita 149 vezes maior que o montante recebido mensalmente pelos 5% da população com menor renda.

Enquanto o 1% dos mais ricos teve R$ 14.486 por mês no ano passado, os 5% dos mais pobres tiveram de sobreviver com R$ 97 por mês. Desa forma, enquanto aqueles 1% concentraram 9,5% da massa do RDPC a cada mês, esses tiveram de se contentar com apenas 0,3% do ‘bolo’ de todos os rendimentos.

Se a comparação for entre os 10% mais pobres e os 10% mais ricos da população, a diferença ainda é gritante. Entre o décimo menos favorecido da população, o rendimento médio mensal real domiciliar per capita foi de R$ 194 no último ano (valor que caiu 6,3% na comparação com 2020, quando o montante era de R$ 207). Já o décimo mais favorecido dos paranaenses recebeu, em média, R$ 5.579 por mês, 29 vezes mais que as pessoas na outra ponta da escala de rendimentos.

Fonte: Bem Paraná – 12/06/2022

SAEMAC VISITA REGIÃO DE TOLEDO PARA OUVIR TRABALHADORES

O presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin, conversa com os trabalhadores de Toledo

Na última semana, a diretoria do Sindicato esteve visitando a região de Toledo, no oeste do estado, para conversar e ouvir as demandas dos trabalhadores da Sanepar.  Foram visitadas os escritórios dos munícipios de Guaíra, Palotina,  Assis Chateubriand e as coordenações Industrial, de Redes e gerência de Toledo . Acompanharam a diretoria todo o corpo jurídico e técnico do Sindicato, além do representante do Conselho de Administração da Sanepar, Elton Marafigo, que esclareceu qual a função do CA; e Diane Agustini, que é a nossa representante na Fundação Sanepar e que tirou  dúvidas sobre o Sanesaúde.

Além da prestação de contas do trabalho realizado, com atualização das lutas e ações jurídicas que o Sindicato tem em nome dos associados, o SAEMAC também ouviu os trabalhadores acerca das suas reivindicações. Entre as várias questões levantadas pelos saneparianos, a principal foi em relação ao Sanesaúde. Trabalhadores reclamaram da ineficiência com que o plano tem sido gerido e da  dificuldade de encontrar profissionais de saúde, de Hospitais e clínicas que atendam pelo plano na região. Foram relatadas situações em que o sanepariano  e sua família tiveram que ouvir dos prestadores de serviço porque estavam deixando o plano devido à tabela baixa e à burocracia para aderir e receber pelo plano. 

“Nos comprometemos com os trabalhadores a cobrar melhorias no Sanesaúde. É inaceitável que o sanepariano ou sua família tenha que se deslocar para outro município se quiser ser atendido pelo plano porque não tem profissional credenciado pelo Sanesaúde em sua cidade. Nosso objetivo com as visitas pela gerências é exatamente esse: conhecer as dificuldades dos trabalhadores e, com isso,  lutar para melhorar o ambiente e condições de trabalho”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 

O SAEMAC segue com sua agenda de visitas às gerências de sua base de atuação visando prestar contas do trabalho realizado  pelo Sindicato e ouvir as demandas dos  saneparianos. Sempre na luta. 













STF DECIDE QUE É OBRIGATÓRIA NEGOCIAÇÃO COM SINDICATOS EM DISPENSA EM MASSA DE EMPREGADOS



A intervenção sindical prévia é exigência procedimental imprescindível para a dispensa em massa de trabalhadores. Esse foi o entendimento majoritário dos ministros do Supremo Tribunal Federal em julgamento ocorrido nesta quarta-feira (8/6). Isso não significa, porém, que as demissões coletivas devam passar por autorização prévia dos sindicatos ou pela celebração de um acordo, bastando apenas a abertura do diálogo com as categorias afetadas.

O julgamento tratou da demissão de cerca de quatro mil empregados da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e da Eleb Equipamentos, em 2009. Devido ao ocorrido, os Sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e de Botucatu e a Federação dos Metalúrgicos de São Paulo ajuizaram ação na Justiça do Trabalho. Na reclamação, pediram a nulidade da dispensa coletiva, uma vez que não houve negociação prévia com as entidades. 

O Tribunal Superior do Trabalho decidiu que a demissão em massa não foi abusiva, contudo, determinou que, em casos futuros, a negociação com os sindicatos é necessária para sua validação. A Embraer e a Eleb Equipamentos recorreram ao STF alegando que não existe lei que imponha a negociação prévia.

REVIRAVOLTA
O julgamento no STF começou em fevereiro de 2021, no Plenário Virtual. O relator do caso, ministro Marco Aurélio, defendeu que não há necessidade de negociação com sindicatos para a demissão em massa, uma vez que a iniciativa da rescisão é ato unilateral, não exigindo concordância da parte contrária, "muito menos do sindicato que congregue a categoria profissional". Acompanharam o relator os ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Luiz Edson Fachin abriu divergência, destacando a importância da obrigatoriedade da negociação em casos de dispensa coletiva, já que o trabalho é um direito fundamental previsto na Constituição Federal. Acompanhou a divergência o ministro Luís Roberto Barroso.

O processo foi suspenso devido ao pedido de destaque e, depois, de vista do ministro Dias Toffoli. Na sessão desta quarta, Toffoli apresentou seu voto, que acompanhou a divergência aberta por Fachin. No entendimento do ministro, a Constituição Federal visa ao diálogo e a preservação de empregos, por isso a obrigatoriedade de negociar no caso de dispensa.

Também acompanharam a divergência Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Rosa Weber. O ministro Alexandre, que em 2021 tinha acompanhado o relator, mudou seu voto e seguiu a divergência. O ministro Gilmar Mendes votou pela procedência da ação.

RECONHECIMENTO DOS SINDICATOS
De acordo com Alessandra Barichello Boskovic, doutora em Direito e sócia do escritório Mannrich e Vasconcelos, o resultado do julgamento prestigiou o papel dos sindicatos profissionais na proteção coletiva dos trabalhadores, sem perder de vista a liberdade econômica dos empregadores. "Na fixação da tese, a corte procurou equilibrar os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa", destacou ela. 

A advogada lembrou que "ao propor a tese prevalecente, o ministro Barroso ressaltou que a exigência de negociação em boa-fé objetiva, enquanto requisito à dispensa coletiva, não implica estabilidade no emprego. O que se espera é uma tentativa honesta de negociação, visando a mitigar os efeitos prejudiciais da dispensa em massa. Se o diálogo for infrutífero, deverá prevalecer a liberdade do empregador de rescindir os contratos de trabalho".

FONTE: CONJUR – 08/06/2022