O SAEMAC protocolou ofício junto à Sanepar, nesta quinta-feira (25/06) cobrando explicações da Sanepar sobre mudanças nos critérios utilizados para o deslocamento de empregados em serviço e no pagamento da indenização por quilometragem. A entidade recebeu denúncias dos trabalhadores de que, em algumas localidades, a Companhia teria deixado de disponibilizar veículos oficiais, passando a exigir a utilização de veículos particulares, além de alterar os critérios para cálculo dos trajetos indenizáveis.
Para o Sindicato, qualquer alteração que represente transferência de custos ao trabalhador ou redução de direitos precisa ser amplamente esclarecida e debatida.
Dessa forma, o SAEMAC solicita informações sobre a política adotada pela empresa, os fundamentos técnicos das mudanças, os critérios atualmente utilizados para calcular a quilometragem, eventuais revisões dos trajetos indenizáveis e se houve estudo de impacto financeiro antes da implementação das alterações.
O presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin, reforça que o Sindicato está atento e não permitirá que os trabalhadores arquem com prejuízos decorrentes de decisões administrativas.
"O trabalhador não pode pagar a conta por mudanças feitas pela empresa. Se houve alteração nos critérios de deslocamento ou no cálculo da quilometragem, a Sanepar precisa explicar de forma transparente quais foram os motivos e garantir que nenhum empregado seja prejudicado. O SAEMAC acompanhará esse tema de perto e tomará todas as medidas necessárias para defender os direitos da categoria", enfatiza, Picinin.
O papel do Sindicato é fiscalizar permanentemente as relações de trabalho e agir preventivamente sempre que houver indícios de medidas que possam afetar a remuneração ou as condições de trabalho dos empregados.
O SAEMAC destaca que o protocolo tem justamente esse objetivo: garantir transparência, preservar os direitos da categoria e evitar que trabalhadores utilizem seus próprios veículos para atender às necessidades da empresa sem a devida compensação financeira.
A entidade agora aguarda a resposta oficial da Sanepar e, a partir das informações prestadas pela Companhia, avaliará os próximos encaminhamentos. O Sindicato reafirma que continua vigilante para impedir qualquer medida que represente perdas aos trabalhadores, mantendo seu compromisso permanente com a defesa da categoria.
