A saúde e segurança dos trabalhadores é uma das principais bandeiras do SAEMAC. Neste dia 28 de fevereiro, Dia Mundial de Combate á LER/DORT, o SAEMAC fortalece sua atuação pela conscientização sobre a importância da prevenção para evitar esse mal que ataca tantos trabalhadores.
90% DAS DOENÇAS DO TRABALHO SÃO LER/DORT
Considerada a principal maior causa de afastamento do trabalho no país, as Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares – LER/DORT - engloba cerca de 30 doenças, acometendo homens e mulheres em idade produtiva. Na maioria das vezes, as doenças são provocadas por atividades relacionadas ao trabalho, como a repetição de movimentos, postura inadequada, fatores psicológicos e sobrecarga física.
Segundo o INSS, no últimos 10 anos cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho são derivadas da LER./DORT.
ATENÇÃO PARA A SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
A doença atinge não somente a parte física das pessoas, mas também a saúde mental. Os danos causados pelos problemas físicos ocasionados por esforços repetitivos e demais insalubridades no chão de fábrica também são responsáveis por problemas na saúde mental dos trabalhadores, tema que merece a devida atenção dos Sindicatos e empresas. Os transtornos psicológicos já são a terceira causa de perícias médicas no INSS, sendo que a depressão ocupa a primeira posição.
As principais causas de transtornos psicológicos no trabalho estão relacionadas a altos volumes de trabalho ou a limitações de tempo. Além disso, exigências contraditórias, falta de clareza quanto ao papel a ser desempenhado e ausência de reconhecimento são fatores que influenciam na saúde mental das pessoas. Caso você, metalúrgico e metalúrgica, esteja com exaustão emocional, falta de energia e outros, não perca tempo e procure ajuda profissional imediatamente.
QUALQUER IRREGULARIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO, DENUNCIE AO SINDICATO
“Infelizmente, a pressão no trabalho, com ritmo incessante e formas de gestão que priorizam somente o lucro, acabam produzindo uma legião de trabalhadores doentes tanto física como mentalmente. É por isso que o Sindicato sempre está vigilante cobrando das empresas atenção em relação às medidas de segurança e preservação da saúde do trabalhador. Nessa luta, o trabalhador também são nossos olhos. Qualquer irregularidade deve ser denunciada ao Sindicato para que tomemos as providência necessárias visando um ambiente de trabalho seguro e saudável para o que o trabalhador possa desempenhar bem sua função”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin.