-->

DIRETORIA DA FUSAN PODE ESPERNEAR, CHORAR E AMEAÇAR, QUE NÃO VAI ADIANTAR NADA: CONTINUAREMOS NA LUTA PELA FISCALIZAÇÃO DO DINHEIRO DO SANEPARIANO



Dia 1º de novembro, data em que se celebra o  “Dia de Todos os Santos”, tiveram alguns “santos do pau oco” que se alvoroçaram  com a  matéria “SANEPARIANO, QUER VIAJAR DE FÉRIAS DE GRAÇA PARA SALVADOR? ENTRE PARA DIRETORIA DA FUSAN”, publicada no site do SAEMAC, na véspera do feriado.

Ora, chegou ao conhecimento do Sindicato, de forma anônima, que a Diretoria da FUSAN, em notória reação à nossa matéria, está ameaçando os membros do Conselho de Administração e Fiscal da entidade, com o falacioso argumento de que as informações divulgadas pelo SAEMAC seriam absolutamente sigilosas e, por isso mesmo, passíveis de sanções de ordem civil, penal ou indenizatória em caso de divulgação, como você pode conferir abaixo: 


Pois bem, a diretoria da FUSAN finge  ignorar que o dinheiro que é por ela gerido não é dela, mas  pertence ao trabalhador sanepariano, o qual, à duras penas, deixa muitas vezes até de comer para pagar e garantir  sua previdência privada ou seu plano de saúde. Além disso, a diretoria da FUSAN se faz de boba, fingindo esquecer que os Sindicatos são legítimos representantes dos trabalhadores e, por isso mesmo, também responsáveis por fiscalizar e defender  o dinheiro e a poupança dos saneparianos.

“Queridos” diretores da  FUSAN, cumpre lembrar-lhes que o dinheiro em cima do qual vocês estão sentados é dos saneparianos, é de quem sua camisa  e, por isso, queremos e  iremos fiscalizar cada centavo gasto, queiram vocês ou não.

Ademais, nenhuma informação relacionada ao gasto dos recursos da poupança do trabalhador poderia ser sigilosa, sendo que toda e qualquer despesa deveria ser divulgada amplamente, de forma transparente, para prevenir surpresas como a do escandaloso rombo dos R$ 80 milhões em dezembro de 2022. 

Cumpre refrescar a memória de vossas senhorias para enfatizar que a entidade sindical está de olho na (falta de) gestão da FUSAN\FUNDAÇÃO, como também em cada contrato celebrado, sempre atuando para garantir  e preservar o bem dos trabalhadores que abdicam de parcela de sua renda para manter as Fundações em perfeito funcionamento.  Nossa luta é pela  transparência nas  informações relativas à gestão dos planos de benefícios.

E,  para reforçar essa luta, exigimos da diretoria e do Conselho de Administração da Sanepar, como também dos investidores nacionais e internacionais,  que abram seus olhos e nos ajudem na tarefa de exercer a fiscalização democrática do emprego dos recursos milionários geridos pelas Fundações, lembrando que a patrocinadora dos Fundos de Previdência e Plano de Saúde é a Sanepar, ou seja, a diretoria da Companhia também é corresponsável por tudo o que acontece nas Fundações.  Por consequência, quando apenas R$ 1 das Fundações é usado para gastos espúrios é o dinheiro do povo Paranaense que está sendo desperdiçado. 

E aí vai um recadinho à nossa patrocinadora: é indispensável colocar em prática a pauta  ESG também nas Fundações, de modo que suas práticas, processos e sistemas assegurem a governança e alavanquem a tão almejada eficácia na geração dos resultados. 

E para não restar dúvidas, o SAEMAC deixa bem claro: não nos calaremos diante dessa verdadeira “festa da uva” que vem sendo promovida há mais de 20 anos dentro das Fundações, coincidentemente, o mesmo período no qual os gestores das Fundações vêm se perpetuando no poder. 

Que fique bem claro para a diretoria da FUSAN:  Não adianta choro, birra ou ameaça. Estamos de olho em como os milhões de reais arrecadados, produto do esforço dos saneparianos ao longo de várias décadas, estão sendo usados e não toleramos desperdício com o suado dinheiro dos trabalhadores, quer a diretoria da FUSAN goste ou não. Fica o recado.




0 comments:

Postar um comentário