-->

SAEMAC: 26 ANOS DE MUITA LUTA EM DEFESA DO TRABALHADOR DO SANEAMENTO


Na última semana, o Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento do Paraná  - SAEMAC – completou 26 anos de existência em uma história marcada por muitas conquistas e lutas em defesa dos trabalhadores. Essa história começa em 1996, quando os saneparianos Gerti José Nunes, Hamilton Gimenes, Valdir Pavanello e Leonel Rocha de Medeiros sentiram a necessidade de criar um Sindicato especifico para a categoria dos trabalhadores do saneamento do Paraná. Antes, os saneparianos eram representados pelo Stiupar, Sindicato do Oeste do estado, que representava diversas categorias. Em 27 de julho de 1996, trabalhadores saneparianos de todo o estado se reuniram em Cascavel para uma grande assembleia de fundação da entidade e eleição da primeira diretoria. 

Há partir da sua criação, a diretoria botou a mão na massa na luta em defesa dos trabalhadores. O primeiro acordo coletivo do novo Sindicato foi assinado com a Sanepar em novembro de 1997. Outro acordo marcante na história do SAEMAC foi o de 2006\2007, quando trabalhadores disseram não para a proposta da empresa e deram início a uma grande greve, o que garantiu aumento real  para os saneparianos após muitos anos.  Depois dessa luta onde os trabalhadores sentiram a força da mobilização, foram várias conquistas ano a ano: 

ACT 2008\2009: conquista do abono salarial até então inexistente

ACT 2010: Após greve dos trabalhadores, foram conquistados o adicional de Insalubridade passa a incidir sobre o Piso Salarial; Implantação da escala 6x4 nas unidades om turnos ininterruptos de 24 horas

ACT 2012: inclusão do Divisor 200 para cálculo das horas extras e carga horária semanal de 40 horas, o que beneficiou diretamente 3.000 trabalhadores; Enquadramento dos salários iniciais no  Plano de Cargos e Salários 

ACT 2013: Implantação do adicional de penosidade de 5%  sobre o salário inicial dos leituristas, monitores de campo e atendimento ao público. 

ACT 2015: Auxílio Maternidade passa de 120 dias para 180 dias

ACT 2016: Instituída a licença-paternidade de 20 dias 

PPR LINEAR
Outra luta marcante foi a que estipulou o PPR linear com pagamento igual para todos os funcionários em 2008. Foram diversas mobilizações por essa reivindicação. Até que um dia, devido à má vontade do então presidente da Sanepar, Stênio Jacob, trabalhadores liderados pelo SAEMAC, invadiram a então Escolinha de Governo, espécie de reunião aberta do governo transmitida pela TV Educativa na época, para exigir a linearidade no PPR. Surpreendido, o então governador Roberto Requião  passou um esporro em Stênio  ameaçando o presidente da Sanepar de demissão caso não atendesse os trabalhadores.  Dessa forma foi implantada o PPR linear na Sanepar. Há partir dessa luta exemplar, trabalhadores das demais estatais passaram a exigir o mesmo até que, em 2010, foi criada a Lei que determinou O PPR linear para os funcionários de todas as estatais do Paraná. 

Além disso, em 2012, graças a pressão dos Sindicatos, é determinada para o PPR dos trabalhadores o   aumento para 25% do montante distribuído aos acionistas. 

ESTRUTURA
Ao longo desses 26 anos, com muito esforço e dedicação, o SAEMAC construiu um grande patrimônio. Do tempo em que a entidade, em seu início,  contou com a ajuda de vários companheiros que tiraram dinheiro do próprio bolso para manter o Sindicato enquanto não saia o reconhecimento do Ministério do Trabalho, até hoje, quando possui uma respeitável estrutura de lazer e assistência jurídica, foi um longo caminho. 

Hoje, o SAEMAC possui sedes próprias tanto em Cascavel como em Curitiba para atendimento do trabalhador, locais que podem ser considerados a casa do trabalhador associado. Recentemente, a nova diretoria reformou as duas sedes para poder atender melhor os associados.  

O SAEMAC possui ainda uma grande estrutura de lazer e descanso para o associado e sua  família. Ainda em 1998, foi adquirido um terreno de 15.200m2 no Balneário Gaivotas, em Matinhos, litoral do estado, que acabou se tornando a colônia de férias do Sindicato. Atualmente, seguindo a política de modernização estrutural do Sindicato implementada pela nova diretoria, a colônia passa por uma modernização com  reformas que vão trazer muito mais conforto para o associado. 

Além da colônia em Matinhos, o Sindicato também possui uma sede campestre em Foz do Iguaçu, que também já está no planejamento da diretoria para receber reformas. 

Junto à luta pela formação da estrutura física, o Sindicato também se estruturou para a luta por melhores condições de renda, trabalho e direitos. Há partir de 2006, passou a contar com assessoria jurídica  não só para auxiliar na luta como para prestar atendimento ao associado em suas questões particulares.  Através da assessorria jurídica, o SAEMAC ganhou várias ações coletivas que beneficiaram os trabalhadores, resguardando, dessa forma, seus direitos. 

Outro benefício para o associado foi a criação, em 1999,  da CrediSanepar, cooperativa de crédito para os funcionários da Sanepar.

O reconhecimento dos trabalhadores pela entidade sindical se reflete nos números de associados. Atualmente, a taxa de sindicalização do SAEMAC gira em torno de 80%, bem acima da média de sindicalização no Brasil.  

ASSOCIE-SE E CONTINUE CONSTRUINDO ESSA HISTÓRIA
E essa história continua com a nova diretoria que assumiu em 2020, sob a liderança do atual presidente, Rodrigo Picinin.  A diretoria procura manter a mesma pegada e comprometimento na representação  dos trabalhadores nas negociações dos acordos coletivos e de PPR, nas demandas judiciais em defesa dos trabalhadores e procurando manter a excelência no atendimento aos trabalhadores. 

“Somos gratos a todos que contribuíram para que o SAEMAC seja hoje um dos maiores Sindicatos do Saneamento do Brasil. A atual diretoria não tem medido esforços para honrar o legado daqueles que se dedicaram com afinco na construção do SAEMAC.  Convidamos também os trabalhadores que ainda não são sócios a se filiarem. Quanto mais associados, mais forte a entidade sindical e a luta por melhores condições de trabalho. Que os trabalhadores nos ajudem a continuar construindo e honrando a história do SAEMAC”, diz Picinin.


0 comments:

Postar um comentário