-->

MAIS UM SANEPARIANO MORTO POR COVID. ATÉ QUANDO A EMPRESA VAI FICAR CALADA E SE RECUSANDO A ENTRAR NA LUTA PELA VACINAÇÃO PRIORITÁRIA?


É com pesar que recebemos a notícia, nesta manhã, de mais um sanepariano  vítima do Covid-19. O atendente Rodrigo Cesar Monteiro, lotado na Gerência Regional de Guarapuava,  tinha apenas 42 anos. Deixa esposa e dois filhos. Nossos profundos sentimentos à família neste momento difícil. Contem com nossas orações. 

Infelizmente, não há como não deixar de tocar no assunto da vacinação prioritária para os trabalhadores saneparianos e ficar estarrecido diante do silencio e recusa da empresa em querer entrar na luta, ao lado do SAEMAC, para ajudar a pressionar o governo estadual a priorizar também os trabalhadores saneparianos no processo de vacinação contra a doença. Já provamos  por “A” mais “B” como o sanepariano também é linha de frente no enfrentamento da doença que tem devastado o país e que, pelo andar da carruagem,  fará logo que cheguemos ao triste número de meio milhão de brasileiros mortos.  O serviço de tratamento, distribuição de agua e saneamento é um dos mais necessários no combate do Covid, o que faz com que o sanepariano seja essencial para o funcionamento do sistema. Por consequência, o trabalhador da Sanepar entra na linha de frente e fica sujeito aos riscos de contrair o vírus. Basta dar um Google para constatar como já várias pesquisas que comprovam que o coronavírus também está presente nas redes de esgoto. Além disso, os atendimentos  comerciais e os trabalhadores operacionais continuam a pleno vapor, pois não é possível parar o sistema devido a sua essencialidade. Ninguém fica sem água. Ainda mais nessa época de pandemia. Mesmo com a estiagem, o sanepariano está à toda, garantido o pleno funcionamento da empresa. 

Como fica claro, nada mais justo que os trabalhadores da Sanepar tenham prioridade no processo de vacinação. Já dissemos:  não estamos pedindo nenhum privilégio nem furar fila. É uma questão de bom senso apenas.  Como visto acima, o serviço é mais que essencial. O trabalhador está se expondo porque ele é essencial. Então não mais justo que ele possa ter prioridade na vacinação para poder executar sua função de forma mais segura. É uma questão de coerência. O Sindicato já enviou ofício à Secretaria de Saúde  do Estado (SESA) expondo os motivos e solicitando a prioridade na vacinação para os saneparianos. A SESA respondeu que segue as orientações do Ministério da Saúde e que os trabalhadores do Saneamento não se encontram na lista de prioritários, porém a Secretaria disse que pode reconsiderar. É aí que vemos que a Sanepar poderia entrar no jogo colocando todo o seu peso político expondo também os motivos ao governo estadual para ajudar na proteção do próprio funcionário. Porém, estranhamento, a diretoria se mantêm quieta. Até hoje, estamos esperando a resposta de dois ofícios que enviamos, um em janeiro, outro em março, solicitando que a empresa entre nesse esforço conosco. Estranhamente, enfiaram o rabo entre as pernas e deram de ombros. Simplesmente vergonhoso. 

Em compensação,   ficaram tentando se intrometer no trabalho da entidade sindical questionando nossa pesquisa online sobre os trabalhadores infectados. Ou seja, ao invés de vir somar forças, a empresa prefere gastar energia tentando impor barreiras a atividade do Sindicato.  Quer ficar de picuinha. Não tem a sensibilidade de ver que agora não estamos falando de salários e sim da saúde do trabalhador, da vida do próprio funcionário. Uma mesquinharia sem tamanho a (falta) de atitude da diretoria e a recusa em não querer lutar para defender a vida de quem carrega, de fato, a companhia nas costas.  E o triste fato é que enquanto perdurar esse comportamento de descaso, temos que engolir em seco a notícia de trabalhadores morrendo como o companheiro de hoje. Complicado demais a diretoria não querer baixar a guarda nem numa luta que é para a segurança e proteção da vida do  trabalhador. Não queremos acreditar que devem estar achando que se unir ao Sindicato nesta reivindicação é baixar cabeça. Se não for isso, é o que está parecendo. Aí é uma mediocridade sem tamanho. Diretoria,  abra os olhos, tenha uma atitude de grandeza ao menos no enfrentamento da doença. Mostre que  você se importa com o trabalhador. Venha para a luta junto conosco. Desce do pedestal, Claudio Stabile. 


0 comments:

Postar um comentário