-->

SAEMAC COBRA SANEPAR SOBRE AGENDAMENTOS DE EXAMES PERIÓDICOS QUE CAUSAM AGLOMERAÇÃO


Trabalhadores procuraram o Sindicato para denunciar que tem gerências que estão marcando os exames periódicos com o mesmo profissional no período de uma hora apenas com até 12 trabalhadores. Uma imprudência fantástica contra as medidas de prevenção ao covid-19 e que contradizem as próprias orientações da empresa nas circulares que emite determinando que se evitem aglomerações. Assim que recebeu as denúncias, o Sindicato já encaminhou um ofício à Sanepar cobrado bom senso da empresa para que de um puxão de orelhas nas gerências. Estamos no ápice da crise  sanitária, com recorde de número de vítimas e colapso do sistema de saúde. Toda  cuidado é necessário. É preciso reformular os agendamentos de modo a evitar aglomeração e procurar manter a segurança para todos. 

Também orientamos os trabalhadores sobre a importância da realização dos exames periódicos. São uma segurança para o trabalhador, pois qualquer problema pós-exames, a empresa terá corresponsabilidade. Já se o trabalhador não mantiver os exames atualizados e, caso venha apresentar algum problema mais tarde advindo da prática ou ambiente laboral, a empresa não tem responsabilidade. Por isso, mantenha seus exames em dia.  Os exames periódicos são determinados por Lei. Caso não faça os exames, o trabalhador pode sofrer sanções. Por isso, nossa orientação é que o trabalhador sempre faça os exames determinados.  Agora, em época de pandemia, orientamos que redobrem os cuidados com o uso de álcool gel, máscara e distanciamento social. 

“Sobre as denúncias que recebemos esperamos que a Sanepar reveja essa situação de forma a evitar aglomeração. Senão estaremos procurando as autoridades competentes para denunciar essa falta de responsabilidade das gerências. Contamos com o trabalhador para que nos alerte, caso estejam sendo obrigados a fazer exames praticamente nos mesmos horários e, dessa forma, ter que ficar aglomerados”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 

Confira o ofício do SAEMAC protocolado na Sanepar:




0 comments:

Postar um comentário