O SAEMAC enviou ofício para a Sanepar com proposta para reabertura das negociações sobre o PDV. O Sindicato continua aberto ao diálogo com a empresa na luta pela construção de uma proposta que valorize os trabalhadores saneparianos, tanto os que pretendem sair no processo, como os que ficam na companhia.
A diretoria da Sanepar tem tentando inflar os trabalhadores contra o Sindicato, dizendo que o SAEMAC estaria tentando cercear o direito do trabalhador ao não colocar a proposta da empresa em votação. Ora, na verdade, é exatamente o contrário. Quem está dificultando o andamento do processo do PDV é a diretoria que quer forçar uma proposta que não foi construída com a participação do Sindicato e que só traz prejuizo para o trabalhador. Basta ver que nas reuniões de negociação as reivindicações das entidades sindicais simplesmente não foram levadas em conta. Isso ilustra bem quem realmente está atrapalhando o andamento do PDV.
É fato que a proposta do jeito que está hoje não traz benefício nenhum para o trabalhador. É uma proposta que interessa muito mais a empresa pois, além de não oferecer uma indenização decente para quem vai sair, ainda pretende tirar do trabalhador o direito às ações judiciais indenizatórias. Além disso, não traz garantia nenhuma para quem vai ficar na empresa. Quem vai substituir o trabalhador que sair no PDV? O sanepariano que ficar na empresa vai ter que acumular a função de quem sair? Vai ter aumento de salário pra isso? E a questão da saúde e segurança do trabalhador com função acumulada? Como fica?
Pois bem, esses são alguns dos questionamentos do Sindicato que precisam de uma solução plausível para se chegar a uma proposta passível de ir para assembleia. Então, ao invés da diretoria querer ficar fazendo picuinha, ela que tenha bom senso e seriedade e sente para negociar de verdade. Sem pegadinhas ou infantilidades.
Dessa forma, o Sindicato deixa claro que não vai ser apenas um homologador de proposta ao bel prazer da diretoria da empresa. Mais uma vez, deixamos bem claro que o SAEMAC está aberto ao diálogo e à negociação. Como já foi dito, o Sindicato não concorda com planos de demissão, mas já que essa é uma realidade que se impõe, então que seja uma proposta que, pelo menos, valorize os trabalhadores, tanto os que vão, como os que ficam.
É isso ou a diretoria da companhia que faça o PDV e imponha aos trabalhadores sem a participação do Sindicato. Não existe nada que impeça a diretoria da empresa de realizar o PDV sem a participação da entidade sindical. De nossa parte, repetimos, queremos negociar, mas tem que ser uma via de mão dupla. O Sindicato existe para defender os trabalhadores e não para homologar proposta patronal. É isso, vamos para mesa, Sanepar.
CONFIRA O OFÍCIO DO SAEMAC PARA A DIRETORIA DA SANEPAR: