-->

ALERTA! RATINHO JUNIOR LEILOA SANEPAR NESSA SEXTA-FEIRA, 14 DE JULHO


A revista Veja noticiou nesta hoje que o governo do Paraná realiza, nesta sexta-feira (14), leilão da Sanepar, na Bolsa de Valores de São Paulo. Segundo o texto, intitulado “Paraná faz primeira PPP do país depois de novos decretos do saneamento”, o Paraná lança a primeira Parceria Público Privada do setor no Brasil após o novo Marco Legal do Saneamento. 

Segundo o governo, serão repassados para o setor privado, por 24 anos,  16 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e o litoral do estado (veja abaixo).

PRIVATIZAÇÃO É PRECARIZAÇÃO
Não é novidade para ninguém como as populações de cidades e estados que tiveram o setor de saneamento e distribuição de agua privatizado estão sofrendo com maus serviços e, principalmente, a explosão do valor da tarifa. Um exemplo é a população do estado do Rio de Janeiro que, após a privatização da CEDAE, tem sofrido com as tarifas abusivas, impostas pela Águas do Rio, a nova concessionária. Uma vergonha. 

Infelizmente, não é de hoje que o SAEMAC tem alertado para o perigo de se eleger governos com viés privatista. O Sindicato cansou de alertar para o risco do desmonte da Sanepar e a precarização dos saneparianos. Muitos fizeram questão de fechar os olhos para a situação, as vezes até desdenhando do alerta do Sindicato. Pois bem, tudo aquilo que o Sindicato denunciou, infelizmente, está se tornando realidade. É preciso que os saneparianos se unam para evitar retrocesso em cima de retrocesso. 

VEJA OS MUNICÍPIOS QUE TERÃO OS SERVIÇOS PRIVATIZADOS:

Adrianópolis (e distritos Capelinha, Villa Motta e Sete Barras);

Almirante Tamandaré;

Bocaiúva do Sul (e Distrito Barra do Capivari);

Campo do Tenente (e distritos Espírito Santo e Lajeado);

Campo Largo (e Distrito Bateias);

Cerro Azul;

Contenda (e Distrito Catanduvas);

Fazenda Rio Grande;

Guaratuba;

Mandirituba (e distritos Areia Branca dos Assis e Espigão das Antas);

Morretes (e distritos Sambaqui, Porto de Cima e São João);

Piên (e distritos Campina dos Maias, Gramados e Trigolândia);

Quitandinha;

Rio Branco do Sul;

Rio Negro (e Distrito Lageado dos Vieiras); e

Tijucas do Sul (e distritos Lagoinha, Tabatinga e Campo Alto).


0 comments:

Postar um comentário