-->

SAEMAC PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANA SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Evento ocorre nesta segunda-feira, dia 20 de março, e  vai debater o direito à água, e políticas públicas sobre acesso, preservação e bom uso dos recursos hídricos no estado


Nesta segunda-feira, dia 20 de março, a partir das 9h, o SAEMAC participa de  uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná sobre o Dia Mundial da Água. O presidente do Sindicato, Rodrigo Picinin, integrará a mesa como palestrante. O encontro é proposto pelo deputado Arilson Chiorato (PT), e pela deputada Luciana Rafagnin (PT). A audiência terá transmissão ao vivo pelos meios de comunicação da TV Assembleia e pelas redes sociais da casa legislativa. 

O objetivo da  audiência é debater a garantia de direitos da população às  políticas públicas que garantam o acesso, a preservação e o bom uso da água, sob o lema “Água não é mercadoria, é um direito universal”.

“Vamos debater os desafios para fazer o direito da população à água ser preservado, conforme estabelece nossa Constituição. Estamos em um estado cujo governo é ligado a mentalidade neoliberal de tratar esse recurso natural apenas como uma mercadoria,  o que prejudica, principalmente, a parcela mais  vulnerável da população. Também vamos denunciar aos deputados a política de precarização imposta aos trabalhadores da Sanepar nos últimos anos pelo atual governo através do congelamento salarial, flexibilização de direitos, terceirização, falta de concursos públicos e ameaça de privatização da companhia”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA
A água é um recurso fundamental para a vida humana e, por isso, a data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada a partir do ano seguinte. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo que para o ano de 2023, o tema é “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

PROGRAMAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA:
- Água potável, saneamento e trabalho na Sanepar - Expositor: Rodrigo Picinin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Saneamento SAEMAC.

- Direito Humano, Bem Público - Expositor: Vicente Andreu, ex-presidente da Agência Nacional de Águas - ANA;

- Trabalho e saúde: contaminação, agrotóxicos - Expositora: Margaret Matos de Carvalho, Procuradora-chefe do MPT-PR;

- Atingidos: barragens, mudança climáticas e Agricultura Familiar - Expositora: Maristela da Costa Leite, Coordenação Nacional do MAB e doutoranda em Geografia (Unioeste);

- Cenário da Água no Paraná - Expositor: Pedro Augusto Breda Fontão, Professor da UFPR;  




0 comments:

Postar um comentário