-->

ASSOCIADAS DO SAEMAC: CONSCIÊNCIA DA SINDICALIZAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA LUTA POR MAIS RENDA E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO



Neste mês da mulher, o SAEMAC presta sua homenagem a todas as trabalhadoras associadas do Sindicato através do exemplo de uma de  suas primeiras sócias e da mais recente: 

ELOISA BORGES trabalha em Matelândia e, assim que entrou na Sanepar, em 1.992, já se associou ao Sindicato, na época o antigo STIUPAR, que depois deu origem ao SAEMAC, em 1996. “Ser sindicalizada é garantir mais segurança para o trabalhador”, diz Eloísa.  Em todo esses 30 anos de sindicalizada ela diz que nunca se arrependeu de ser uma associada. “Foi graças ao Sindicato que tivemos importantes conquistas como a instituição do PPR e depois ainda do PPR linear que favoreceu os trabalhadores que ganhavam menores salários”, enfatiza.  Além de associada, Eloísa também disse que fez questão de participar ativamente do Sindicato. Já foi diretora em várias gestões, sempre fazendo questão de colocar sua opinião e visão da luta, principalmente em pautas direcionadas para as mulheres. “Uma grande conquista que tivemos foi conseguir estabelecer através do ACT, o direito a liberação para que as mães possam acompanhar os filhos com necessidades especiais”, diz. A associada enfatiza também que, como mulher, nunca encontrou dificuldade em se posicionar nas discussões. “Sempre tivemos liberdade para falar e expressar nossa opinião. Sempre que tínhamos algum problema para ser resolvido, a diretoria do Sindicato sempre foi  aberta para nos ouvir e ajudar”.  Eloísa disse também que sente muito orgulho de pertencer ao SAEMAC. “Temos trabalhadores de outras categoria que nos procuram apenas para dizer como gostariam de poder se associar ao  SAEMAC pois reconhecem a atuação do Sindicato. Alegam que,  muitas vezes, se não fosse o SAEMAC, não saberiam o que está acontecendo principalmente em relação às negociações”, enaltece Eloisa.  

Questionada sobre a luta das mulheres por mais espaço, ela diz que é uma luta importante, mas que no Sindicato nunca encontrou barreira para participar da entidade. “Pelo menos aqui no SAEMAC é apenas uma questão de vontade mesmo da trabalhadora para participar, pois nunca encontrei resistência apenas por ser mulher. É uma questão de consciência mesmo”, finaliza Eloisa. 

*****


LUCIANA CHVED é a associada mais recente do SAEMAC. Tem 16 anos de Sanepar. Já passou por vários setores e atualmente trabalho no atendimento em Curitiba. Decidiu se associar ao Sindicato em novembro de 2022. “Entendi que se  associar é uma forma de fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e para isso é preciso fortalecer o Sindicato e nossa representação”, enfatiza Luciana, mostrando que nunca é tarde para se associar. Basta apenas vontade e consciência. 


ASSOCIE-SE
É através dessas duas histórias exemplares  de consciência sindical que desejamos a todas as trabalhadoras um excelente mês da Mulher. Convidamos todas as trabalhadoras que ainda não se associaram para que venham fazer parte da família SAEMAC  e ajudar na construção de um Sindicato forte e representativo, voltado para a defesa dos interesses dos trabalhadores. 

Associe-se trabalhadora. 


0 comments:

Postar um comentário