-->

SAEMAC SOLICITA AO GOVERNO QUE SANEPARIANOS TAMBÉM SEJAM PRIORITÁRIOS PARA RECEBER A VACINA

Serviço de saneamento e fornecimento de água tem caráter essencial. Sindicato pede que Sanepar também ajude na solicitação


Na próxima quarta-feira (20), o  SAEMAC entregará ao  secretário estadual de saúde do Paraná, Beto Preto, um ofício solicitando   que os trabalhadores da Sanepar também sejam inclusos no rol de grupos prioritários para receber a vacina contra o Covid-19. É fato para todo mundo que os serviços de fornecimento de água e saneamento são essenciais para a população e, desse modo, nada mais justo que os saneparianos também tenham prioridade na imunização. 

No ofício que será entregue à Secretaria de Saúde (SESA), o SAEMAC mostra como os trabalhadores do saneamento estão mais expostos aos riscos de contrair a doença devido à sua função. Segundo a pesquisa “Risco de Contágio por Ocupação no Brasil”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhadores de atividades essenciais tem 50% mais de chance de contrair o vírus do que os trabalhadores de atividades normais porque estão mais vulneráveis devido à atividade que exercem. 

Ainda segundo a pesquisa, um técnico de saneamento ou um técnico de controle de meio ambiente tem 52% de chance de contrair COVID-19. Já os operadores de estação de tratamento de água e efluentes correm 51,67% de risco, enquanto quem atua na operação de fluídos está exposto a 52,33% de possibilidade de ser contaminado. Além dos trabalhadores dos tratamentos de água e esgoto, também há os trabalhadores que atuam diretamente com o público e, por isso, estão mais expostos ao risco da doença. 

“A distribuição de água também é distribuição de saúde. E para que a água tratada chegue à população é necessário uma grande rede de profissionais envolvidos nessa operação que é super essencial para o funcionamento da sociedade. Devido a todo esse trabalho,  que não pode parar, já temos mais de 400 saneparianos que contrariam a doença. Ou seja, é mais que justo que os trabalhadores tenham também prioridade na vacinação”,  diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin.

Sanepar deve somar força no pedido de vacinação prioritária para os saneparianos
O Sindicato também protocolou ofício  hoje (18)  junto à Sanepar chamando a empresa para se juntar aos esforços do  SAEMAC na solicitação junto ao governo para pedir que os saneparianos também tenham prioridade na vacinação.  Como mostram os dados acima é preciso que o governo tenha sensibilidade com essa solicitação para garantir que o fornecimento de água e saneamento continuem sendo garantidos com qualidade para a população paranaense. 

Confira abaixo o ofício protocolado na Sanepar:









0 comments:

Postar um comentário