-->

ACT 2020/2021: Protocolada a Pauta de Reivindicações Unificada


Dando continuidade aos trâmites normais e legais visando à renovação do ACT, na última terça-feira, em Curitiba, foi realizada a reunião entre os Sindicatos Majoritários (SAEMAC, SINDAEL, SINDAEN E STAEMCP) para unificação da Pauta de Reivindicações, cujo protocolo se deu na tarde de ontem, dia 18 de dezembro.

São 77 cláusulas oriundas das sugestões repassadas pelos trabalhadores nas Sessões da Assembleia, realizadas na base de representação de cada uma das Entidades Sindicais acima nominadas e também as encaminhadas por e-mail. Foi possível contemplar uma boa parte dessas sugestões. Entretanto, por não representarem ganhos reais à categoria ou viabilidade jurídica, algumas não foram contempladas. Entre as Cláusulas as que tratam da manutenção das conquistas de Acordos anteriores, a garantia de direitos adquiridos e da data-base, são de suma importância. Além destas, existem cláusulas que tratam de cunho financeiro e de benefícios aos trabalhadores associados. Para o salário foi solicitado o reajuste pelo INPC do período mais 12,13% a título de ganho real, percentual este referente ao reajuste da tarifa de água da SANEPAR deferida pela AGEPAR em 2019.

A Pauta trata ainda da manutenção do Adicional de Insalubridade da forma como acontece hoje, do pagamento para trabalho em sobreavisos e plantões, da garantia e estabilidade de emprego aos trabalhadores durante a vigência do ACT e também para aqueles com previsão de aposentadoria para os próximos cinco anos, entre outros.

Vale ressaltar que, em face das circunstâncias atuais, os benefícios do Acordo Coletivo dentro da Pauta de Reivindicações serão extensivos exclusivamente aos sócios e o que é de direito constitucional para os representados.

No Ofício encaminhado à empresa juntamente com a Pauta de Reivindicações, foi solicitado que o Processo de Negociação se inicie no máximo no mês de janeiro de 2020, para que em 1º de março, mês da nossa data-base, possamos estar com o referido Processo de Negociação concluído.



Reiteramos ainda que desde já, contamos com o bom senso comprometimento e respeito por parte do Quadro Diretivo da Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR para com os trabalhadores e seus familiares, inclusive quanto aos prazos, reconhecimento e valorização destes pelo bom trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos nesta empresa.

























0 comments:

Postar um comentário