-->

A atual conjuntura econômica é tema de palestra em reunião do SAEMAC

Representantes Sindicais do SAEMAC estão reunidos em Guarapuava participando de uma Reunião Ampliada. 

Além de debater temas pertinentes aos saneparianos, como a Pauta do ACT 2020/2021, as Medidas Unilaterais tomadas pela SANEPAR, Ações Coletivas, entres outras, eles estão passando por uma capacitação e reciclagem a cerca de alguns temas abordados pelo Economista do Dieese, Sandro Silva.

Este processo se faz necessário e acompanha as mudanças nos setores econômico, político e trabalhista do nosso país. E não é por acaso. Nos últimos anos, mais precisamente desde 2017 com a Reforma Trabalhista, temos presenciado diversos ataques promovidos pelos governantes contra os trabalhadores com a retirada de direitos. Só em 2019, pra se ter uma ideia, já tivemos a Reforma da Previdência, MP da Liberdade Econômica e mais recentemente, ainda na pauta de luta dos trabalhadores, a MP 905.

Todas essas ações do Governo com a desculpa de gerar emprego e reduzir os gastos públicos visam na realidade diminuir impostos e encargos para beneficiar exclusivamente os empregadores. A conta, é claro, está recaindo sobre o trabalhador que, além de ganhar menos e trabalhar mais, tem de conviver com condições de trabalho e vida cada vez mais degradantes e, o pior, sem a perspectiva de uma aposentadoria digna.

As Entidades Sindicais também estão sendo bombardeadas de todos os lados. A tentativa de enfraquecer os Sindicatos se dá pois o Governo sabe que sozinho o trabalhador não tem a mesma força para lutar e acaba caindo no conformismo. 

Capacitados e cientes desta nova realidade cada representante terá ainda mais condição de desempenhar um trabalho de esclarecimento, articulação e luta junto aos trabalhadores que nestes mais de 20 anos de atuação confiam no nosso trabalho.

0 comments:

Postar um comentário