-->

ACT 2020/2021: Segue a todo vapor a realização das Sessões da Assembleia de Elaboração da Pauta de Reivindicações


Passada a primeira semana da Assembleia de Elaboração de Pauta visando à renovação do ACT para o período 2020/2021, o saldo, até aqui, tem sido bastante positivo, com participação expressiva e a apresentação de muitas ideias e sugestões em prol da melhoria das condições de trabalho, saúde e vida da classe trabalhadora.

E esperamos que continue assim nas 50 sessões que ainda faltam ser realizadas dentro da área de abrangência do SAEMAC! Afinal Sindicato faz a negociação com empresa e luta pelos direitos, mas ninguém melhor pra saber as necessidades e anseios da classe do que os próprios trabalhadores. Por isso a participação de cada um é de extrema importância neste processo.

Outros dois assuntos estão sendo tratados por meio de edital complementar e refletem a insatisfação dos trabalhadores com o posicionamento unilateral da SANEPAR no encaminhamento destes temas. O primeiro é a implantação da escala 4x2 a qual está sendo arquitetada sem passar pelo Acordo Coletivo e sem apresentar nenhum tipo de compensação que a torne minimamente viável, ou seja, nada mais é do que uma artimanha para que os trabalhadores de alguns setores trabalhem no final de semana sem ganhar horas extras. O segundo ponto é o recadastramento dos trabalhadores quanto aos adicionais de insalubridade e periculosidade, medida a ser implantada já em janeiro de 2020 e que causou um mal estar no ambiente interno da empresa, justamente por trazer prejuízos com a possibilidade de retirada deste direito de uma parcela bastante significativa dos trabalhadores. Neste caso, o Sindicato está buscando todas as medidas administrativas cabíveis, dentre as quais, reuniões  com à GGPS/ Segurança no Trabalho, a fim de compreender os critérios a serem adotados para classificar as funções e dessa forma evitar maiores prejuízos. Todos os esclarecimentos necessários a cerca destes dois temas estão sendo repassados nas Sessões da Assembleia.

Ainda que não dependa somente de nós, o SAEMAC, por meio dos seus diretores e representantes, segue trabalhando arduamente para que todo este processo seja feito com a celeridade necessária e para que ao final os trabalhadores, além dos direitos assegurados, possam receber o respeito e a valorização que lhes é de direito.

0 comments:

Postar um comentário