-->

Dia Nacional de Luta Contra a Privatização do Saneamento


Esta terça-feira, dia 15 de outubro, está sendo marcada como o Dia Nacional de Luta Contra a Privatização do Saneamento que vem sendo arquitetada pelo Governo por meio da PL 3.261/2019 que visa alterar a legislação nacional escancarando as portas do setor para a iniciativa privada.

Diversas atividades com seminários e atos de protestos estão sendo realizados em Brasília e também nas Capitais de diversos Estados.

Diferente do que vem sendo vendido pelo Governo, está medida privatista ao invés de solucionar, vai criar novos e graves problemas, como a dificuldade de acesso e precarização dos serviços principalmente em cidades menores e menos rentáveis, já que estas não despertarão o interesse da iniciativa privada, aumento das tarifas, o reaparecimento de inúmeras doenças, muita das quais erradicadas a muitos anos de nosso país, além dos trabalhadores do setor que para não engrossar as estatísticas do desemprego terão de se submeter a condições cada vez mais degradantes de trabalho.

O SAEMAC desde a sua fundação tem se posicionado contrário a toda e qualquer medida que visa desestruturar o setor. Prova disso foram às inúmeras mobilizações, reuniões e debates nas mais variadas esferas das quais participamos em 2018 e no início deste ano para barrar a aprovação das Medidas Provisórias 844 e 868. E conseguimos!  Nossa luta agora entra numa nova fase, com o objetivo de derrotar o relatório apresentado na comissão especial que analisa o PL, e se necessário, derrotar no plenário. Sindicatos, trabalhadores, parlamentares da oposição e representantes da sociedade civil organizada e de diversos outros setores seguem unidos e firmes nesta luta.

0 comments:

Postar um comentário