-->

Aumentos de tarifas beneficiam consumidores! Como assim?

Quando estou assistindo ao jornal ou vendo as notícias em meu smartphone, logo me chama a atenção quando leio algo sobre algum aumento nas tarifas de serviços básicos, como gás, água, luz, telefone, combustível e imediatamente penso como essa diferença, por menor que seja, pode impactar diretamente no meu orçamento e de minha família. Acredito que pra você, caro leitor, trabalhador, pai ou mãe de família não seja diferente. A exceção ao que tudo indica, fica a cargo do atual Presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Cláudio Stabile, que tem a capacidade de achar benéfico aos consumidores um aumento exorbitante nas contas de água e esgoto.

A Agepar - órgão que regula os serviços públicos concessionados no Paraná, em 2017 autorizou um reajuste de 25,63% escalonado pelos próximos oito anos, como forma de compensar a falta de reajustes em anos anteriores. Mas, como diz um velho ditado, tudo que está ruim pode sim piorar. Em uma reunião realizada recentemente com investidores da XP Investimentos no evento Paraná Day, o Diretor Presidente da SANEPAR afirmou que estuda antecipar o reajuste, o que segundo ele, será uma forma de não penalizar o consumidor, uma vez que quanto mais se posterga esta dívida mais cara ela fica. Contraditório, não?! Ai eu pergunto, qual o verdadeiro interesse dessa antecipação? E como isso irá beneficiar a população, já que a conta de água compromete mais ou menos cerca de 8% da renda dos trabalhadores?

Convenhamos senhor presidente, uma declaração como essa, aliada ao balanço financeiro da Companhia de Saneamento do Paraná divulgado essa semana, com aumentos significativos dos lucros, colabora e muito para aquecer o mercado e faz brilhar os olhos dos investidores! Afinal nós trabalhamos, pagamos a conta, e eles? Ah! Eles colhem os lucros!

É lamentável saber que mais uma vez está havendo uma inversão de prioridades e que os maiores e principais interessados (população e trabalhadores), sempre ficam em segundo plano.


0 comments:

Postar um comentário