-->

Assembleia, em Brasília, oficializa a criação do ONDAS, um Observatório em defesa do Saneamento no Brasil

Esta quarta-feira, dia 06, foi de muito trabalho em Brasília. Trabalho este por parte das entidades que em conjunto, estão debatendo e criando estratégias em defesa do saneamento básico no Brasil.

Um dos avanços mais significativos deste segundo dia de encontro foi à realização da Assembleia de fundação do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS, com aprovação do estatuto, eleição da coordenação, além da definição da anuidade e do plano de trabalho para o ano de 2019.

O ONDAS têm como premissa a defesa, universalização e acessibilidade do saneamento e do abastecimento de água enquanto serviços públicos e direitos básicos de toda a população que devem ser prestados com qualidade e responsabilidade. A ideia é acompanhar e avaliar estas atividades de forma a criar políticas públicas para a melhor gestão dos recursos, otimizar o trabalho e, assim, contribuir para o desenvolvimento do setor, bem como promover articulação nas mais variadas esferas em defesa dos trabalhadores, consumidores, meio ambiente e da ordem pública, econômica e social como um todo, tamanha a relevância deste setor para o nosso país.

Composição da Coordenação e Conselho Fiscal do ONDAS
Integram o Observatório representantes de Universidades, de movimentos populares, sociais e Entidades Sindicais, entre elas o SAEMAC. A partir de agora, passaremos ter mais voz ativa no desenvolvimento de estratégias e passaremos a trabalhar de forma mais direta e intensiva na luta contra tudo o que visa trazer prejuízos ao setor de saneamento, trabalhadores do setor e consumidores, como é o caso das medidas privatistas, entre elas a MP 868/18, que vai e vem entram em pauta e que representam um retrocesso sem precedentes, com impactos claros, diretos e negativos para toda a população, como já publicamos aqui em várias ocasiões. 

Reiteramos o compromisso, respeito e responsabilidade do SAEMAC enquanto representante desta importante categoria, em especial seus associados, representados e com todo o povo paranaense.

0 comments:

Postar um comentário