-->

Tudo o que conquistamos não veio de graça!

Várias pessoas não procuram interagir sobre quais são os benefícios e os resultados que o sindicato proporciona ao trabalhador. Pois bem, o sindicato tem o dever de defender o trabalhador, mas em troca, o trabalhador deverá fazer a sua parte.

O que ocorre hoje é muita cobrança, sem grande participação e sem nenhuma preocupação do que poderá acontecer amanhã, inclusive com as reformas, dentre as quais a trabalhista, que nada mais é do que a  retirada de direitos dos trabalhadores.
Se hoje com todos os direitos garantidos por lei e sindicatos atuando em defesa da permanência destes, muitos acham que está ruim, esperem a aprovação da reforma trabalhista!

Para conhecimento destacamos algumas conquistas ao longo dos últimos 10 ANOS

Em 2006 conseguimos a internalização das leituras e a reabertura de concurso público para contratações.

Em 2007, num momento muito difícil de negociação, conquistamos ganho real linear no Acordo Coletivo.

Até 2007, o PPR era equivalente ao valor de um salário nominal. 

Em 2008 conquistamos o PPR linear, distribuído  igualitariamente a todo quadro de trabalhadores da Sanepar, uma vitória graças ao empenho do quadro diretivo de representação do Saemac e o apoio da maioria do quadro associativo deste.
  
A partir de 2009, conquistamos a incorporação do abono (indenização compensatória), que aumentou para R$ 1.992,08 mais 1,1 salário.

Em 2010, conseguimos que o PPR linear se tonasse uma LEI, válida para todas as estatais paranaenses. O Saemac foi o principal protagonista desta luta.

Além disso, conquistamos a insalubridade sobre o piso de ingresso na Sanepar, considerado mais um ganho para os saneparianos, visto que a lei previa a insalubridade sobre o salário mínimo.

Ainda em 2010, com uma greve deflagrada pelos saneparianos das ETAs, ETEs, Captação e CCO, de Curitiba e região metropolitana, liderada pelo Saemac, conquistamos indenização pela supressão de horas extras e implantação da escala 6x4 em turnos ininterruptos de 8 horas.

No ACT de 2011, conquistamos mais um vale alimentação extra (o 13º) para o mês de dezembro de cada ano a título de abono.

Em 2012, conquistamos o divisor 200 para cálculo de horas extras e carga horária semanal, beneficiando mais de 3 mil saneparianos.

Também em 2012, conquistamos o PCCR, com um enquadramento salarial para os salários iniciais, mais um passo importante em benefício dos trabalhadores.

Em 2012 e 2013, mais uma conquista! A distribuição de 25% do PPR em relação ao montante distribuído ao acionista.

Em 2013, a gratificação de férias de 50% do piso salarial, além do estipulado na lei.

Também conseguimos o vale-extra litoral e a manutenção do Kit Natalino. 

Clique para comparar o acordo coletivo de 2006 com o de 2016. Os Acordos dos outros anos estão disponíveis na página do Saemac.

O Saemac jamais se negou em lutar na defesa e garantias dos direitos já conquistados, sempre objetivando a melhoria salarial e da qualidade de vida de todo seu quadro de associados e representados, motivo pelo qual foi possível as conquistas acima relacionadas. 

Sem a colaboração e o apoio dos trabalhadores, com certeza nada disso teria sido possível.  Portanto, vamos em frente, todos unidos, com garra e coragem, porque a luta apenas começou!

3 comments:

Parabéns ao Saemac por estas conquistas .
Agora é preciso concentrar nossos esforços para conquistar isonomia ao sane saúde para os funcionários admitidos a partir de 2002 para que tenham direito ao pano de saúde após a aposentadoria.

Esta deve ser agora nossa principal luta.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.