-->

PRESSA EM VENDER AÇÕES LEVA PRESIDENTE E DIRETORES DA SANEPAR AOS EUA

Olá saneparianos (as)

No começo de novembro, dia 02, noticiamos que o governador Beto Richa se apressava em vender ações da Sanepar e da Copel, depois de conseguir autorização da maioria de deputados governistas para isso sem ter que passar antes por aprovação da Assembleia Legislativa. As notícias, então, eram de que pretendiam vender ações da Sanepar ainda este ano e ações da Copel no ano que vem.

Não só estão dispostos a vender as ações, como fazendo um empenho especial para isso, tentando convencer o mercado de “investidores” que comprar ações da Sanepar é um excelente negócio. Nesta semana, viajaram para os Estados Unidos, com tal “missão”, o Presidente Mounir Chaowiche, mais os diretores Gustavo Fernandes Guimarães (Financeiro), Ney Amilton Caldas Ferreira (Relações com Investidores) e Julio Jacob Junior (Jurídico), com a missão de “prestar esclarecimentos necessários aos investidores”, segundo nota divulgada para a imprensa.

O Governador e seu Secretário da Fazenda têm pressa em fazer caixa para o governo. E os diretores da Companhia estão a serviço desse interesse nos EUA. Esperam arrecadar entre R$ 1,42 e R$ 1,72 bilhão com venda de ações da Sanepar, das que não dão direito a voto. Dizem que essa venda de ações não significa privatização, porque o Estado continua a ter a maioria de ações que dão direito a voto. Mas na prática, a cada dia mais lucros são repassados aos acionistas e menos retorna em investimentos nos serviços. Quem fica feliz são o governo e os acionistas investidores. É a lógica privada.

O Saemac entende que o governo, com o aval da maioria de deputados que o apoiam, está tomando decisões à revelia do compromisso assumido quando eleito, sem debater esse assunto com a sociedade.

- É correto um governo dispor de um patrimônio que foi construído em muitas décadas, dando outra prioridade ao saneamento, quando deveria ser um serviço público essencial?

- Quanto deveriam valer as ações da Sanepar, considerando a segurança de retorno que representam ao longo do tempo, por haver exclusividade na exploração do saneamento?

- O que, concretamente, pretendem com os recursos arrecadados, para que a população possa julgar se vale essa venda?

O Saemac considera fundamental lançar a público essas perguntas.

Veja no link matéria da Folha de Londrina:

http://www.folhadelondrina.com.br/economia/diretores-da-sanepar-vao-aos-eua-para-vender-acoes-da-companhia-964969.html

0 comments:

Postar um comentário