-->

FIRMES E FORTES NO DISSÍDIO

Tem uma estratégia que já se tornou “manjada”, para usar um termo popular, na Sanepar: quando tem uma luta que envolve ação ou o acordo coletivo, e que demora, depois de um certo tempo aparecem conversas de certos espertinhos dizendo que deveríamos desistir, senão vai acontecer isto ou aquilo.

Agora que estamos aguardando o julgamento do dissídio do Acordo Coletivo 2016/17, esses espertos lançam o boato de fazer abaixo-assinado para desistir dele. Dizem os boateiros que se permanecer o dissídio não receberemos nem o abono nem o ticket extra de natal.

Sobre isso, o Saemac esclarece:

1- Os nossos benefícios que estão no Acordo Coletivo 2015/16 estão todos garantidos legalmente. A Súmula 277 do TST – Tribunal Superior do Trabalho garante a chamada “ultratividade do contrato de trabalho”, que quer dizer o seguinte: as normas do acordo coletivo integram o contrato de trabalho e só podem ser alteradas por novo acordo. Resumindo: enquanto não tivermos um novo acordo, valem nossos direitos e benefícios previstos no acordo anterior.

2- Os que espalham esses boatos são figuras carimbadas, que fazem de propósito o jogo da empresa. Geralmente comissionados e protegidos. Isso só reforça que o dissídio está incomodando, porque podemos ganhar lá algo melhor do que está na proposta da empresa. Simples assim.


3- O Saemac deixa claro que a intransigência que levou ao dissídio foi de responsabilidade da direção da Sanepar. A decisão pelo dissídio foi tomada em assembleias legais e democráticas, pela maioria dos saneparianos presentes. A tramitação do dissídio quem decide é a justiça trabalhista, que tem sua agenda. Ninguém deve perder tempo com esse tipo de abaixo-assinado. Não vamos voltar atrás em relação ao dissídio. O sindicato não se dobra a pressão de chefias e hierarquias patronais. Ponto final.

1 comments:

Postar um comentário