-->

Coordenador do DIEESE destaca a atuação da instituição, que comemora 60 anos

A Assembleia Legislativa prestou homenagem, nesta segunda-feira (16), ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que está comemorando 60 anos de fundação. Na ocasião, o coordenador de Relações Sindicais da entidade, José Silvestre Prado de Oliveira, falou durante a sessão plenária, quando fez um relato das lutas e das ações implementadas pela instituição nessas seis décadas.

Ele lembrou que o Dieese foi fundado com o objetivo de desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Entre os primeiros trabalhos realizados está uma pesquisa sobre custo de vida na cidade de São Paulo, que contribuiu para que os trabalhadores garantissem ganhos reais. “Naquele momento histórico houve uma perda expressiva nos rendimentos dos trabalhadores. As pesquisas do Dieese subsidiaram os dirigentes sindicais nas negociações por melhores salários”. José Silvestre citou ainda a importância da atuação da entidade em 1977. “Mais uma vez os trabalhadores sofreram rebaixamento nos salários. Fizemos um dossiê revelando os índices reais. Na época, ocorreram diversas manifestações operárias pela reposição salarial”, acrescentou.

Lutas – A proposição da homenagem foi do deputado Tadeu Veneri (PT), que parabenizou a instituição e também destacou a importância do DIEESE nas lutas dos trabalhadores. “Temos que reconhecer que o trabalho do DIEESE é uma ferramenta indispensável nas negociações dos trabalhadores brasileiros”, afirmou. O DIEESE foi fundado em 1955 e é hoje uma entidade de abrangência nacional. Ele atua nas áreas de assessoria, pesquisa e educação. Os eixos temáticos que orientam toda a produção da entidade são os seguintes: emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento e políticas públicas.

Além dos trabalhos regularmente desenvolvidos para o movimento sindical, o DIEESE realiza projetos em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, nacionais e internacionais. Durante a homenagem na Assembleia foi entregue uma menção honrosa aos dirigentes do DIEESE, como forma de em reconhecimento a atuação da instituição.  Sindicalistas e lideranças de diversos setores da sociedade participaram da solenidade.

0 comments:

Postar um comentário