-->

Portuários fazem protesto por reajuste salarial em Paranaguá

Portuários de Paranaguá realizaram nesta segunda-feira (16) uma manifestação para pedir abertura de negociação com o governo do Estado para reajuste salarial. A categoria pede 30% de aumento. O protesto é reflexo da falta de avanço nas negociações, pois o índice de aumento oferecido pela direção do porto foi de 6,37%. Por isso, a categoria também já aprovou um indicativo de greve, ainda sem data para ser iniciada.

Organizado pelo Sintrapor (Sindicato dos Trabalhadores Portuários dos Portos de Paranaguá e Antonina), que representa 604 funcionários de carreira e outros 104 nomeados do terminal, a manifestação reuniu cerca de 250 pessoas que não estavam em horário de trabalho, de acordo com os organizadores, e se concentrou em frente ao acesso principal do porto.

O trânsito de caminhões que chegavam para desembarcar grãos ficou lento e uma fila de quase 9 km se formou da área portuária até o início da BR-277, principal acesso a Paranaguá e ligação com Curitiba. Apesar do protesto, as atividades no porto seguiram sem interrupções.

O sindicato informou também que rompeu as conversas com a direção da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina). "Não queremos mais negociar com eles, porque falam uma coisa de manhã e cumprem outra à tarde. Por isso, estamos aguardando uma resposta para sentar e negociar com o governo do Estado (ao qual a APPA é subordinada). Aprovamos um indicativo de greve em assembleia na última sexta-feira, mas queremos antes esgotar todas as possibilidades de conversa", afirmou Orlei de Souza Miranda, presidente do Sintraport.

Orlei afirma que o porto tem receitas suficientes para cobrir o índice de reajuste apresentado. "A cada ano o porto vem batendo sucessivos recordes de movimentação de cargas. Em 2012, foram 41 milhões de toneladas, no ano passado, o volume chegou a 46 milhões. E esse recorde não se bate com celular e computador, mas com funcionários que estão lá trabalhando de sol a sol."

Em nota oficial, a direção da Appa informou que vem realizando uma série de reuniões com os representantes do sindicato. "Na última quinta-feira, a Appa entregou aos representantes sindicais uma contraproposta aos pleitos previamente realizados pelo Sindicato, atendendo todas as demandas no que tange às garantias trabalhistas, ficando para a aprovação do sindicato, em assembleia, as cláusulas econômicas. Neste quesito, a Appa ofertou aos trabalhadores o mesmo que o Governo do Paraná está ofertando para todas as categorias do estado: 6,06% de reajuste salarial", informa o comunicado.

Diante das seguidas conversações, a direção da Appa disse que "foi surpreendida com o protesto no início da manhã desta segunda-feira". Apesar disso a Appa manifestou interesse em continuar aguardando uma resposta do Sintraport "para dar continuidade às tratativas."

0 comments:

Postar um comentário