-->

ACT 2014-2015: A segunda reunião aconteceu, mas a 'Dona Proposta' faltou

Após mais de um mês da primeira reunião com a Comissão de Negociação Coletiva da Sanepar para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2014-2015, recebemos um e-mail nos convidando para a segunda reunião, que aconteceu ontem durante toda a manhã em Curitiba. Pela promessa que nos foi feita na reunião anterior, esperávamos que desta vez a empresa já apresentasse uma proposta concreta, com valores estipulados para que pudéssemos levar à apreciação e deliberação dos trabalhadores.

No entanto, não foi o que aconteceu. A receptividade e a discussão foram muito boas, mas o resultado foi ZERO! Novamente, tivemos que apresentar nossos argumentos para todas as cláusulas já solicitadas em nossa pauta de reivindicações - coisa que já havíamos feito na primeira reunião. Tudo foi rediscutido, com destaque para a questão do auxílio-maresia para o Litoral, uma espécie de ajuda de custo que deve perdurar apenas durante a temporada, período onde os preços aumentam consideravelmente.  A empresa propôs dividir um bloco de ticket nos três meses da temporada, o que prontamente recusamos. Nossa proposta é de que os trabalhadores recebam a título deste adicional 50% do ticket por mês, durante quatro meses.

Também debatemos a gratificação de férias, melhorias nos pisos salariais dos saneparianos e o aumento do custo da cesta básica em Curitiba – que, segundo o DIEESE, foi de 12,29% em março deste ano, o que nos motivou a propor que o reajuste no vale-alimentação fosse de 11,01%. Porém, a principal discussão foi em torno do ganho real. Debatemos, debatemos, debatemos, mas foi impossível 'arrancar' da Comissão qual seria o índice de correção.

O Saemac apresentou sugestões e valores em todos os pontos debatidos, mas a empresa não deu nenhuma definição concreta. Apenas algumas cláusulas receberam a 'promessa' de que serão atendidas, como o auxílio-educação e o horário flexível. Ou seja, levaram mais de um mês para 'preparar' uma proposta e não nos apresentaram nada que pudesse atender às reivindicações da nossa base de trabalhadores. Temos até a sensação de que já vimos esse filme antes, né? 

Depois de horas e horas argumentando e debatendo, infelizmente não foi possível chegar à uma definição. A Comissão de Negociação Coletiva vai, novamente, expor à diretoria tudo o que foi debatido e a discussão deve perdurar por mais um tempo.

O que queremos agora é que tudo possa ser resolvido este mês. No entanto, a próxima reunião só deve ser agendada para a quarta semana de abril... Paciência e 'boa vontade' têm limites!

17 comments:

Atualmente 99% dos funcionários da Sanepar estão indignados e revoltados com esse desprezo e abandono por parte a empresa. A desvalorização do capital humano, do trabalhador pai de família vai de vento em popa.
E o problema maior é o "conformismo", o "comodismo" dessa classe. Não adianta se revoltar com a situação se não se tem disposição para forçar uma "mudança radical" na forma como estamos sendo tratados. Devemos "impor esse respeito e valorização", afinal, se a Sanepar prospera de forma tão "maravilhosa" como nos são revelados nas propagandas da mídia e nos números, é porque cada funcionário colabora com uma parte significativa de esforço, sacrifício e dedicação no cumprimento das metas para que isto ocorra. Não somos mercadoria ou material de consumo. Somos "capital humano", somos o que há de maior valor nesta empresa e somos nós que promovemos diretamente o seu crescimento.
Eu apoio as paralisações do maior número de funcionários possível em período estratégico, e por tempo indeterminado,ás vésperas das eleições, principalmente, até que sejamos ouvidos e tenhamos as nossas necessidades e expectativas atendidas.
Somos esta empresa e a carregamos nas costas. O mínimo que podem nos oferecer é uma valorização digna.

Sejamos unidos, amigos!
Grande abraço a todos.

QUARTA SEMANA DE ABRIL????? ISSO SÓ PODE SER BRINCADEIRA.

Olha não sei o quanto a greve afetaria, pois a Sanepar atualmente encontra-se muito terceirizada, a terceirização em todos os níveis, com exceção do atendimento ao público...... então acho que devemos também levantar a bandeira pelo fim de terceirizados..........

Fim de terceirizados ? Já estamos mudando o foco, precisamos de aumento de salário, aumento real!!!!!!!!!!!!!!!
Ano de eleição, vem pra rua!

-está na hora dos saneparianos se unirem em busca de resultados melhores, e isso só e possivel com a radicalização.
-o sindicato tem que correr atrás para uma paralização legal, só assim que conseguiremos resultados positivo. infelizmente é assim que funciona.

cada um tem a empresa que merece e que votou para ter. temos a maior empresa política do estado, A sanepar deveria ser chamada de armário do paraná; nunca vi ter tanto cabide ....
logo teremos a chance de mudar um pouco este quadro e quem sabe ao menos mudas os nomes de alguns chupins, por que acabar vai ser difício.

somos tratados com desrespeito em todos acts, porem o fruto de nossos trabalhos geram milhões para os bolso de acionistas e altos salários para os cargos de confiança.
meu caro " vida nova" greve sentado em cadeira jogando baralho não surge efeito realmente, pelo fato por você já comentado. porem podemos levantarmos das cadeira e ir as ruas, mídia, parar carros, queimar pneus, ...

Quarta semana de Abril? Sério essas reuniões deveriam acontecer em janeiro, primeira semana, porque todo ano é esse mesmo lenga lenga, a data base é em março, começamos a conversar em abril e só vem em maio, paciência tem limite, não importa que irémos receber retroativo, o descaso com os funcionários é sempre o mesmo, porém este ano é de eleição, eles querem nossos votos? Querem apoio então temos que fazer algo, concordo com a greve, nós vemos isso em outras áreas, que todo ano elas acontecem e todo ano dão resultado, nós todo ano ameaçamos e na hora H nada acontece, é revoltante. Qto tempo mais essa palhaçada vai durar? Não duvido nada que na quarta semana eles mais uma vez não trarão nada, eles estão fazendo de próposito, adiando pq estão usando o dinheiro da empresa para campanha pública, para promover candidatos sujos, daí nós que trabalhamos não recebemos, pq eles ficam se enrolando para nos dar uma posição. A Sanepar é uma vergonha

A união de todos os funcionários é excessivo para garantir, ganhos justos.
O salário tá achatado, tá feio. A vale alimentação perdeu poder compra.
Precisamos nos unir.

VERGONHA, 2014 ANO DE ELEIÇÃO!

VEM PRA RUA!!

Não gira so em torno do act mais tambem do pccr kd os resultados q não foram repassados ainda aos trabalhadores, é tudo uma manobra para acobertar uma ou outra

Visitando o site do Sindaen vi que para eles a comissão deixou claro a vinculação do PCCR com o ACT, dizendo que "o cobertor é curto, para o lado que puxar valorização, encurta para o outro..." AH TÁ, cobertor curto? Tá certo, foram só 402 milhões de lucro líquido! =$
Ou seja, a mesma palhaçada de sempre. As avaliações já deveriam ter sido concluídas e pagas, ao meu ver, no máximo no final de fevereiro. Agora, para variar um pouco (ou não, kkkk) a Sanepar quer misturar as coisas.
E anotem ai: a primeira proposta da comissão será ridícula, logo, não vai ser aceita pela maioria, que busca ganho real nos salários e, na segunda proposta, o que vai acontecer???????? Hã, hã???
Surpresa!!!! Vão oferecer um "abono gordinho" e o pagamento imediato do PPR 2013. Pronto! A grande maioria vai aceitar sorrindo, pois esse ano a Sanepar foi boazinha oferecendo 25% do que foi pago aos acionistas. Eita Sanepar, não muda nunca.

Paródia para descontrair depois da enrolação da SANEPAR:

Ah, eu já não sei o que fazer
Duro, pé-rapado com o PCCR atrasado
Ah, eu não tenho mais pra onde correr
Já fui despejado, humilhado, estou desamparado

Agora vou conversar com ela (SANEPAR)
Será que ela vai querer?
Negociar de verdade
Sobre dinheiro, ou valorização, ou cumplicidade

Eu não tenho carro, não tenho teto
E se ELA me enrola é porque gosta
E eu só tomo no... rá rá rá rá rá rá rá no lepo lepo
Eu sou pelego demais..., rá rá rá rá rá rá rá no lepo lepo...

Espero que os retroativos sejam pagos em folha complementar para que não tenhamos os descontos absurdos que tivemos no abono por conta do Imposto de Renda.

temos que também combater com o cabide de emprego destes deputados ladrões e vagabundos, esse cancer malígno que corroe a sociedade e nos rouba diariamente, só na sanepar são mais de 600, quando eles falarem que não tem condições de nos valorizar, tem que pedir para arrancar este povo que não trabalha e recebe todos os nossos benefícios !

PRezados
SEria muito bom o Sindicato cobrar efetivamente estas reclamações abaixo.
A maioria dos empregados ficam descontentes e não se sentem confortáveis para reclamar.
As vezes se não vai por amor, tem que ser na dor.
Existem ministérios públicos, existem deputados, imprensa etc.
Existem outros meios que podem forçar a empresa a agir corretamente e agir com profissionalismo.
Se continuar assim vai cada vez mais aumentando e prejudicando os empregados concursados que são os que carregam o piano diariamente e dão lucros a Empresa.
Não tem muita perspectiva de crescimento profissional um empregado novo de empresa desta maneira.
Uma matéria no nosso Jornal do Saemac foi muito válida, mas tem pouco alcance efetivo se não cobrarmos clareza da Diretoria e eles que apresentem os verdadeiros números. Não precisa ir muito longe para ver as coisas erradas.

AT
Claudemir



Data: 09/04/2014 14:11 (agora)
Assunto: Matéria do Saemac

Li uma matéria no jornal do Saemac há algum tempo, dizendo que a Sanepar contratou mais de 600 pessoas em cargos comissionados.
Achei um número muito expressivo. Será que tudo isso foi aumentado nos últimos anos.
Quem poderia esclarecer melhor, sobre quantos cargos foram criados e quanto isso representa de custos a mais na folha de pagamento mensal.
E quando incrementa diretamente no custo de pessoal, automaticamente reduzi o PPR e também afeta o Programa de Cargos e Salários de todos os empregados da Cia.
Também afeta outros indicadores de metas de produtividade e ebtida, etc.afetando todos os empregados.
Sem contar a desmotivação da equipe, quando entram pessoas sem concurso ganhando praticamente 10 vezes mais que um atendente comercial ou um leiturista que trabalha diariamente contribuindo para o sucesso da Empresa.
Pior ainda quando surge boatos que existem muitas pessoas que estão ganhando e nem aparecem na Empresa, ou seja, verdadeiros empregados fantasmas.
Seria uma ótima oportunidade de esclarecimento, mostrando os verdadeiros números e apresentando se realmente existem distorções.
Não adianta cobrar produtividade, apertar sempre mais o cinto, reduzir gastos corriqueiros irrisórios e perder valores altíssimos com pessoas que praticamente não contribuem com o sucesso da empresa e nem prestaram o concurso público.
Claudemir J.Souza

A maioria aceita qualquer oferta que a empresa faz, a exemplo do aceite do PPR 2013 em detrimento dos valores ajuizados dos PPRs 2011 e 2012. Reclamar do quê??? tudo que a empresa apresenta os Saneparianos aceitam submissos, e essa máxima de que em ano de eleição o ACT seria melhor??? nunca vi!!! sempre a mesma porcaria de oferta, e ainda tentam atrelar avaliações ao ACT...depois não sabem o motivo da rotatividade de pessoal... será que esse ano vamos aceitar qualquer coisa novamente? Participem de suas assembleias sindicais, ajudem a construir um futuro melhor pra todos os que se dedicam pra levar o nome e os lucros da empresa ao patamar que está. Merecemos nossa parte, honestamente.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.