-->

Bancários do Paraná devem encerrar greve hoje

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região deve, em assembleia que será realizada na tarde desta sexta-feira (11), decidir por fim à greve da categoria, que já dura 23 dias. Eles se reúnem para analisar um aumento proposto pelos banqueiros. Caso aceitem a proposta, devem retornar ao trabalho a partir de segunda-feira (14). Ao longo desta sexta, as agências continuam fechadas e sem atendimento ao público.

Nesta quinta-feira, a Federação Nacional dos Bancários propôs 8% (ganho real de 1,82%) de aumento salarial aos funcionários. A negociação começou de manhã, na quinta, e terminou apenas na madrugada de sexta. O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), emitiu parecer favorável e orientou os sindicatos a aprovarem a proposta.

Diretor do sindicato que organiza a greve na capital paranaense, Junior Cesar Dias acredita que os bancários aprovarão a proposta. “Nós, na verdade, entendemos que houve um avanço. Não é a melhor das propostas, mas houve uma melhora. Os bancários, eu acredito, que vão entender que a proposta é aceitável. Claro que tem a particularidade de cada banco, mas no total, houve avanço na negociação.”

Dias ressalta que, apesar da orientação para a aprovação da proposta pelo comando, a greve continua nesta sexta. Mesmo com a votação sendo favorável, na assembleia, a previsão é de que o atendimento volte ao normal apenas na próxima semana. “A orientação do comando de greve é por aceitar a proposta, mas isso não quer dizer que já foi aceita. A assembleia é que vai decidir.”

Agências fechadas

Um balanço das agências fechadas nesta sexta-feira na capital deve ser divulgado após o meio-dia. Nesta quinta-feira (10), 273 agências ficaram sem atendimento em Curitiba. Somando a região metropolitana, 369 unidades tiveram portas fechadas. Em todo o estado, 1.219 agências estiveram nessa condição no que foi o 22º dia de greve. Os dados são do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

0 comments:

Postar um comentário