Disponível para todo Brasil, a central telefônica 135 liga diretamente o cidadão aos serviços e benefícios da Previdência Social. O segurado poderá ligar para o telefone 135 para:
- Marcar hora de atendimento nas agências do INSS;
- Agendar e consultar perícias médicas;
- Requerer Pedido de Prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
- Pedir revisão do benefício;
- Verificar andamento de processo;
- Obter orientações e informações sobre os serviços da Previdência Social;
- Fazer inscrição como contribuinte;
- Verificar data de pagamento de benefícios e registrar reclamações, elogios ou denúncias.
Ao ligar para o 135, você deve ter em mãos os documentos pessoais (carteira de identidade e CPF), o número de inscrição na Previdência Social, número do PIS (para empregado com carteira assinada), o NIT (para os contribuintes individuias e domésticos), CNPJ ou CPF do empregador e o número do benefício, se tiver.
A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O serviço pode ser acessado pelo telefone fixo, com ligação gratuita. Pelo celular, a tarifa é equivalente a uma chamada local. Os melhores dias e horários para ligar para o 135 são após às 16h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, durante o dia inteiro.
Os canais remotos, Central 135 e o portal da Previdência Social na internet www.previdencia.gov.br, garantem mais rapidez e qualidade aos serviços previdenciário e possibilitam que o segurado resolva questões referentes à Previdência Social sem sair de casa, poupando, assim, tempo e dinheiro.
Trabalhador, os serviços da Previdência Social são gratuitos. Oriente-se no seu sindicato. Não contrate intermediários! Você mesmo pode dar entrada em seu benefício!
Fonte: Assessoria de Comunicação Social INSS/PR.