-->

APESAR DE ALGUNS AVANÇOS NO PPR 2020\2021, NOVA PROPOSTA DA SANEPAR AINDA APRESENTA INDEFINIÇÃO SOBRE OS PPRS DOS PRÓXIMOS ANOS

Empresa apresentou uma nova proposta hoje



          Já diz a sabedoria popular: Não adianta dar um passo para frente agora e dois para trás ano que vem. Essa frase resume bem a nossa visão sobre a nova proposta do PPR apresentada pela Sanepar na tarde de hoje (05). Graças à pressão das entidades sindicais, tivemos alguns avanços no  PPR 2020\2021.    Com a retirada das metas do ICC  - Indice de Contrato de Concessões  e da Evasão de Receitas II, aumentamos o valor  de R$ 9.183,09  para R$ 10.514,03; Além disso, em plena pandemia, garantimos  a inclusão da cláusula que garante o pagamento integral para os trabalhadores afastados  por doença.  Mas, apesar desses avanços,  a proposta não traz nenhuma novidade que garanta o PPR dos próximos anos.  E aí é que o bicho pega.                                            

Sindicato esteve reunido com sua assessoria para
debater a proposta da Sanepar

    Como já dissemos, fechar um acordo agora sem amarrar as condições para garantir os  acordos dos PPRs dos próximos anos é correr o risco de prejuízo na certa. Com a derrubada das leis que garantiam  o  percentual obrigatório de destinar 25% do lucro para os trabalhadores e a distribuição igualitária do PPR, precisamos pressionar já por um acordo que deixe as regras e percentuais definidos para os próximos PPRs. Não dá para assinar acordo sem garantia como a Sanepar quer. Queremos regras definidas que garantam também lá na frente que o trabalhador terá condições de receber um PPR decente.  



        Não nos deixemos levar pelo canto da sereia com o aumento do valor deste ano. Não adianta ganhar agora e perder lá na frente. Precisamos ter a visão além do alcance. Só dessa maneira vamos garantir o recebimento do PPR nos próximos anos. Já foram muitos os prejuízos que tivemos que arcar com o fim das duas garantias acima.  Deixar tudo em aberto como a Sanepar quer agora é trazer mais uma precarização para nosso direito. 

"O Coletivo Intersindical já está  debruçado  sobre a proposta da Sanepar. Nossa intenção é já na semana que vem tirarmos uma linha de ação e  fecharmos uma nova  contraproposta. Estamos vigilantes”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin. 


0 comments:

Postar um comentário