-->

ACT 2018/2019: Resposta da SANEPAR e próximos passos

Após a reunião realizada na manhã de ontem, 07, entre representantes das Entidades Sindicais e a Comissão de Relação e Negociação Sindical da SANEPAR para tratar da Renovação do ACT 2018/2019, mais especificamente para discutir alguns pontos que não foram contemplados e também a cláusula referente à Avaliação 2009, esperamos que haveria um pouco de discernimento e bom senso por parte da Diretoria da empresa a fim de acatar estas solicitações prol dos trabalhadores. Não foi o que aconteceu.

Na resposta enviada na manhã desta sexta-feira, dia 08, o parecer foi de que não há possibilidade de exclusão da cláusula referente à Avaliação 2009 ou a elaboração de uma proposta diferenciada para os Sindicatos que possuem ação coletiva ajuizada. Os demais itens que foram solicitados para que a empresa aplicasse a correção também não foram atendidos. A justificativa apresentada pela SANEPAR é que para contemplar todas estas questões haveria a necessidade de desconstrução e retirada da atual proposta para que uma nova fosse elaborada a partir do início, o que, segundo eles, não seria viável.

Confira Abaixo a íntegra da resposta da SANEPAR:


Apesar desta questão tivemos alguns avanços significativos, como o aumento salarial bem acima do INPC e proporcional de acordo com o nível do cargo ocupado, sendo mais justo e igualitário. Além disso, como é possível ver abaixo no complemento da proposta, conquistamos a antecipação do Abono na parte fixa e o pagamento integral aos trabalhadores afastados por acidente de trabalho, fruto de uma reivindicação antiga e que já se estendia por alguns anos.

Sabemos que a proposta dessa forma ainda está longe do ideal, porém os Sindicatos Majoritários (SAEMAC, SINDAEN, SINDAEL E STAEMCP) não mediram esforços e buscaram de todas as formas possíveis avançar, na tentativa de torná-la mais justa, compatível com a realidade e menos prejudicial aos trabalhadores. Todavia não depende somente de nós. Por vezes esbarramos na burocracia de instâncias superiores e externas da empresa.

A partir de agora serão realizadas Sessões da Assembleia, as quais devem ter início na próxima semana, para que haja apreciação e deliberação por parte dos trabalhadores.

Seguimos na luta e contamos com a participação de todos em mais esta etapa com vistas a renovação do referido ACT. 


0 comments:

Postar um comentário