-->

5 MITOS SOBRE OS SERVIDORES PÚBLICOS




MITO 1: SERVIÇO PÚBLICO É CABIDE DE EMPREGO
A VERDADE: Para se tornar SERVIDOR é preciso passar em CONCURSOS bastante difíceis e concorridos. E somente 1% dos cargos públicos são ocupados por pessoas sem concurso.


MITO 2:
ESTABILIDADE PREJUDICA A EFICIÊNCIA
A VERDADE: A estabilidade do servidor PROTEGE A POPULAÇÃO. Sem ela, servidores seriam coagidos a facilitar desvios, por exemplo, ou governantes poderiam demitir pessoas qualificadas e experientes para ocupar todos os cargos com familiares, apadrinhados e amigos sem qualificação.


MITO 3:
SERVIDOR GANHA MUITO
A VERDADE: Segundo a RAIS de 2018, apenas 3% dos servidores públicos ganha mais de 20 salários- mínimos (R$ 19,1 mil) por mês, enquanto mais da metade ganha menos de R$ 2,7 mil\mês. 

MITO 4: TEM MUITA GENTE NO SERVIÇO PÚBLICO
A VERDADE: desde 2018 há QUEDA no número de servidores (aposentadorias, falta de concursos etc.). No Brasil, apenas 12% dos trabalhadores são servidores, enquanto a média da OCDE (grupo que reúne a maioria dos países mais ricos) é 18%. Se o Brasil fizesse parte da OCDE, estaria próximo das últimas posições em quantidades proporcionais.

MITO 5: SERVIDOR TRABALHA POUCO
A VERDADE: A maioria das carreiras exige alta produtividade e qualificação permanente, com metas rígidas a serem cumpridas. Além disso, muitas categorias sofrem com as condições de trabalho inadequadas, falta de valorização e de estrutura.

Valorize o serviço público e o servidor! Reforma Administrativa (PEC 32) NÃO!

Fonte: É público, é para todos


0 comments:

Postar um comentário