SAEMAC ARRANCA PROPOSTA DE REAJUSTE DE 10% NO VA E NO VR PARA OS TRABALHADORES DA PARANAGUÁ SANEAMENTO

Na última quinta-feira (15), o SAEMAC esteve na Paranaguá Saneamento para conversar e definir os próximos encaminhamentos sobre o acordo coletivo dos trabalhadores. Após quatro rodadas de uma negociação difícil com a empresa, o Sindicato conseguiu arrancar uma proposta que reajusta em 10% o valor do vale-alimentação e do vale refeição, situação única entre as 18 unidades que a empresa mantêm em operação no pais. 

“A proposta inicial da empresa não garantia nenhum ganho aos trabalhadores. Deixamos claro que não apresentaríamos nenhuma proposta desse nível para apreciação em assembleia. Com essa postura conseguimos então a proposta do reajuste de 10% no VA e no VR. Somos a única unidade da empresa no Brasil que conseguiu esse reajuste. Agora quem  vai decidir se aceita ou não é o trabalhador”, diz o secretário-geral do SAEMAC, Rodrigo Picinin.

Em relação ao reajuste salarial, a empresa não apresentou nenhuma proposta alegando que os efeitos da pandemia não permitiam nenhum índice de reajuste. Por isso, na consulta de quinta-feira, o Sindicato deixou claro que a melhor estratégia era continuar com as negociações até obter uma proposta efetiva de reajuste salarial com recomposição da inflação. Porém, os trabalhadores optaram, em votação secreta e numa decisão apertada de 55 votos contra 48 votos,  que não vão esperar mais tempo  e que  o Sindicato realize assembleia para que seja colocada para votação a  proposta atual que reajusta em 10% o VA e  VR sem reposição salarial. Linha que será seguida então pelo Sindicato. 

“O SAEMAC entende que é justa é necessária a reposição  da inflação nos salários, mas quem manda e define o que quer é o trabalhador e respeitamos isso. A decisão do trabalhador é soberana”, resume Picinin.

O Sindicato já encaminhou o ofício (confira abaixo) para a Paranaguá Saneamento com a decisão dos trabalhadores e também reivindicando mais algumas solicitações que os trabalhadores fizeram na última quinta. Além disso, propôs o melhor modo para a realização das assembleias já que na votação de quinta, os trabalhadores optaram também por assembleias presenciais. Assim que a empresa responder o ofício, serão dados os demais encaminhamentos e marcada a data para a assembleia de votação da proposta da empresa. 

Confira o ofício encaminhado para a empresa: 





0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.