-->

1º de Maio - Dia do Trabalhador! Será que temos o que comemorar?

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, em reconhecimento aos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias. 

Já nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando a assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de "Dia do Trabalhador". 

Mas será que nos dias de hoje temos motivos para comemorar essa data? 

Desde 2017, mais especificamente e de maneira mais incisiva, temos sido massacrados por uma avalanche de ações contra a classe trabalhadora. A Reforma Trabalhista retirou direitos, tornando precárias as condições de trabalho. Posteriormente presenciamos o enfraquecimento da Justiça do Trabalho, deixando a classe trabalhadora ainda mais desamparada e a mercê de empregadores, que visam exclusivamente o lucro e colocam pra escanteio o lado humano em suas empresas. E agora, para acabar de massacrar a classe trabalhadora de uma vez por todas, está em discussão a Reforma da Previdência que, se aprovada, irá dificultar e muito o acesso aos benefícios, obrigando essa classe, “esteio da nação brasileira”, a trabalhar até o último dia de sua sobrevida, sem conseguir receber o que lhes é de direito. E se, por um milagre, conseguirem, irão receber um valor muito abaixo do que recebem hoje, na ativa. 

Portanto nobres companheiros trabalhadores, mesmo assim, neste dia 1º de maio, a Entidade Sindical SAEMAC parabeniza a todos os trabalhadores, que mesmo não recebendo o devido respeito, reconhecimento e valorização por parte da classe política e do empresariado do Brasil, diariamente se dedicam ao máximo em prol do desenvolvimento do nosso país. 

Reiteramos ainda, a importância de Trabalhadores e Entidades Sindicais, continuarem unidos, lutando pela manutenção de direitos conquistados a custa de muita luta, suor e sangue derramado. Ou fazemos isso agora, ou num futuro nada distante nos arrependeremos por nos acovardarmos diante dos poderosos entreguistas desse País.

0 comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.