-->

ESTEJAMOS ATENTOS E UNIDOS

Olá Saneparianos (as):

Na diretoria do Saemac temos pessoas de diferentes opiniões e posições, assim como entre nós, trabalhadores e trabalhadoras da Sanepar. É bom que seja assim. É sadio que sempre saibamos debater opiniões diferentes sem ofensas, ouvindo atentamente e com respeito uns aos outros.

Temos também que saber entender quando há momentos que pedem uma posição conjunta de nossa parte como trabalhadores que somos, em defesa de nosso futuro e de nossa cidadania. Estamos vivendo agora um desses momentos em que se concentram medidas contra a condição de vida dos assalariados brasileiros.

Há um conjunto dessas medidas sendo propostas pelo governo Michel Temer que somam perspectivas de quebra de direitos e precarização das condições de trabalho e de vida:

- A PEC 55, a pretexto de controlar gastos públicos, prevê congelar por 20 anos os orçamentos da educação, da saúde e de outras políticas sociais, bem como brecar a valorização do salário mínimo, enquanto as previsões são de crescimento populacional e envelhecimento, fatores que multiplicam as demandas sociais;

- A Reforma da Previdência prevê aposentadoria por 100% do benefício só para quem tenha 65 anos de vida e 49 anos de contribuição. As medidas da reforma claramente prejudicarão aos trabalhadores, especialmente os de menor renda e que se veem forçados a informalidade;

- A perspectiva de terceirizações ilimitadas ameaça precarizar empregos e substituir empregos mais sólidos, onde os trabalhadores conseguiram conquistar maiores benefícios empregatícios, por outros mais baratos e desorganizados sindicalmente, portanto, desprotegidos;

- Para 2017 está prevista, ainda, uma reforma trabalhista que pretende instituir o chamado “primado do negociado sobre o legislado”, onde os patrões poderão pressionar por acordos que diminuam direitos assegurados em lei, como os relacionados a horas extras, férias e 13º salário, inclusive diminuição de níveis salariais.

É uma soma de medidas que joga nas costas dos assalariados a crise fiscal do estado. Também está sendo feita para atender os interesses empresariais por aumento da capacidade de concorrência.

Não estão repartindo a crise. Não estão taxando as grandes fortunas. Não estão abrindo mão de aumentos descabidos nos próprios salários. Não estão indo atrás dos sonegadores de impostos em geral. Não estão dialogando com os trabalhadores, mas com os financistas e empresários.

Nós do Saemac queremos tanto que a corrupção seja apurada e combatida quanto somos contra que joguem nas costas dos trabalhadores os custos da atual crise, aproveitando um governo que não foi eleito para implantá-las goela baixo, numa verdadeira avalanche.

Vamos estar informando do andamento dessas medidas, com base em fatos e avaliações balizadas. Queremos chamar todos os saneparianos e Saneparianas a lutar contra isso, porque não podemos ficar de braços cruzados quando os interesses mesquinhos se juntam contra nós, trabalhadores.

Com nossos cumprimentos a todos,

 Diretoria do Saemac

1 comments:

Parabéns SAEMAC pela manifestação positiva acerca de temas polêmicos!

Postar um comentário