-->

JUSTIÇA EXTINGUE 30 CARGOS COMISSIONADOS NA SANEPAR

Por decisão da justiça, determinada pela 2ª Vara da Fazenda Pública nesta última quarta-feira, dia 06/07, estão extintos 30 cargos comissionados da Sanepar, criados em 2011 para “consultores estratégicos”, de forma irregular, pois foi uma decisão administrativa, sem previsão em lei para a existência de tais cargos.

A decisão da justiça foi tomada em função de uma ação do Ministério Público, após denúncia do Sindicato dos Engenheiros - Senge-Pr, feita na ocasião em que esses cargos comissionados foram criados.

A denúncia do Senge-Pr foi reforçada pelo Saemac em 2015. O Saemac denunciou, no dia 05 de maio de 2015, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal, o número excessivo de cargos comissionados na Companhia, que ultrapassam oitocentos cargos. O Ministério Público deu caminho para a denúncia do Saemac na própria ação que já estava em andamento.

Assim como o Senge-Pr, o Saemac também considera abusivos os cargos comissionados na Sanepar. Eles servem muito mais para acomodar interesses políticos do governo do que para gestão na empresa. Em boa parte dos casos, são postos ocupados por pessoas que não entendem de saneamento básico, nem de gestão empresarial.

Na decisão da justiça, proferida pelo juiz Tiago Gagliano Pinto Alberto, os ocupantes dos cargos de ‘consultor estratégico’ de níveis I, II, III, IV e V devem ser exonerados da companhia, e os cargos devem ser extintos. A Sanepar divulgou nota dizendo que vai recorrer da decisão.

O Saemac considera importante uma vigilância dos saneparianos, porque pode haver, da parte do governo, uma tentativa de “legalizar” os cargos, aprovando projeto de lei nesse sentido a toque de caixa na Assembleia Legislativa. É importante os saneparianos e seus sindicatos informarem a sociedade sobre a imoralidade dos cargos comissionados na Sanepar. O assunto merece pente fino.

Leiam, clicando no link, matéria da Gazeta do Povo sobre o assunto:

0 comments:

Postar um comentário