-->

“NOVA PROPOSTA” DA SANEPAR FRUSTRA TRABALHADORES

Mesa de negociação desta terça, 03/05
Na reunião de negociação da tarde desta terça, 03/05, a Sanepar apresentou o que chamou de “avanços” em sua proposta, e que na prática o Saemac considera completamente insuficientes.

As “novidades” na proposta da empresa são as seguintes:

- Reajuste de 12,86% no vale-alimentação;
- Vale lanche de R$ 6,00.

Para o Saemac, as duas “novidades” já poderiam ter sido apresentadas pela Sanepar na reunião anterior, antes de fechar a proposta que foi avaliada nas assembleias. A empresa só não fez isso para agora encenar que está avançando. Na prática esse “avanço” quase nada melhora a vida dos saneparianos.

Saemac reafirma necessidade de justiça salarial
O Sindicato colocou bem claro, mais uma vez, qual é o “X” da questão: tornar o  volume de recursos que o reajuste de 11,08% significa na folha de pagamento da Sanepar, um reajuste linear, aplicando igual valor monetário de reajuste no salário de cada trabalhador.

Essa seria uma forma de diminuir o enorme abismo salarial existente na Sanepar, elevando o piso de ingresso e os menores salários na empresa. Seria uma forma de fazer justiça salarial, aplicando o mesmo valor para todos.

A resposta dos representantes da empresa para essa questão central é decepcionante: prometem que vão dar atenção para isso e que vão fazer estudos de impacto, etc, etc, sem nenhum compromisso por escrito e sem datas definidas.

Porém, esquecem de algo que os saneparianos de mãos calejadas conhecem muito bem: entram e saem diretores e promessas vão se acumulando. Há um verdadeiro depósito de promessas que não são cumpridas na história das negociações.


A LUTA CONTINUA COM PASSEATA NESTA QUARTA

 Os trabalhadores em greve, que estavam concentrados em frente à sede onde se deu negociação, ao ouvirem o relato das “novidades”, ficaram indignados.

A decisão dos trabalhadores é continuar a greve. Na manhã desta quarta, dia 4, vai haver uma passeata da Usfa até a sede da Sanepar. Desta forma, a população ficará conhecendo o movimento.


A concentração dos saneparianos em greve acontece na Usfa amanhã, a partir das 8:00 horas. Depois seguirão em passeata até a sede. Todos os saneparianos estão convocados! A luta é em benefício de todos!









SAEMAC RECHAÇA USO DE CONTRIBUIÇÃO DE 2/30 AVOS NA NEGOCIAÇÃO

A Sanepar tentou apresentar como “avanço” em sua proposta repassar ao sindicato a contribuição assistencial e negocial de 2/30 avos de dias de serviço. O Saemac imediatamente rechaçou essa atitude. Esse ponto já era um benefício negociado em acordos anteriores, que não deveria ser usado para tentar fechar acordo coletivo.

A empresa colocar esse ponto como “avanço” é mais uma estratégia para enfraquecer a luta dos saneparianos. Para o sindicato, isso não é e nunca foi ponto para definir rumo de negociação.

0 comments:

Postar um comentário